16 NOVEMBRO / SEXTA FEIRA / 08:30
FCUP PT 
 EN
 
 
APRESENTAÇÃO
PESSOAS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
BIBLIOTECA
NOTÍCIAS
CONTACTOS
[‹‹]VOLTAR

Mestrado em CIÊNCIA DE COMPUTADORES 2010/2011

DIRECTOR DE CURSO: ALÍPIO MÁRIO GUEDES JORGE
NUMERUS CLAUSUS: 40
VAGAS 2ªFASE: 32
PROPINA: € 986
RESULTADOS DA SERIAÇÃO:   1º FASE[››]  2º FASE[››]
     
OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
O Mestrado em Ciência de Computadores visa a formação avançada e de qualidade de profissionais e investigadores em diferentes especialidades da área científica de Ciência de Computadores. Procura-se melhorar os conhecimentos técnicos de informática dos licenciados que pretendam de imediato uma carreira profissional e, simultaneamente, cimentar os conceitos teóricos daqueles que queiram prosseguir uma formação académica. Em particular, este mestrado interessa aos licenciados que procurem um complemento da sua formação; uma actualização técnica e científica que permita uma melhor resposta às solicitações do mercado de trabalho; e uma preparação adequada para prosseguir uma formação pós-graduada ao nível de doutoramento. O Mestrado organiza em duas especializações:
  • Lógica e Computação: O estudo de fundamentos teóricos e metodologias de programação abordados neste ramo tem aplicação imediata em áreas como novas técnicas de programação, criptografia, verificação formal de software, e desenho e análise de algoritmos.
  • Sistemas Paralelos e Distribuídos: Este perfil visa a formação na área de sistemas distribuídos de elevada performance com particular ênfase em tópicos avançados como redes peer-to-peer, mobilidade de recursos e computações, arquitecturas avançadas de hardware, sistema embebidos e sistemas distribuídos. Os sistemas grid constituem actualmente e constituirão no futuro as infraestruturas de suporte aos grandes sistemas de informação, de computação de alta performance e em última análise da própria Internet.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Um Mestre em Ciência de Computadores será um profissional qualificado para trabalhar em centros de informática de empresas e serviços, entre outras, nas áreas de saúde, banca, e seguros integrados em equipas de desenvolvimento de software e administração de infra-estruturas e sistemas. Prosseguimento de estudos de 3º ciclo.
CALENDÁRIO DE EXAMES   1ºSEM[››] 2ºSEM[››] ESPECIAL[››]
Consulta Sigarra [WEB]
REGIME DE FUNCIONAMENTO
Horário Diurno
CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Ciência de Computadores os licenciados em Ciência de Computadores, Informática, Engenharia Informática, Ciências da Computação, Matemática ou em outras áreas afins.
  • Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área da Ciência de Computadores ou afim.
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO
  • O processo de selecção e de seriação dos candidatos será baseado no currículo, adequação da licenciatura às características do mestrado e média da licenciatura.
  • Poderão ser efectuadas entrevistas ou provas académicas para avaliar a motivação, conhecimento de línguas ou o nível de conhecimentos nas áreas científicas de base do Curso.
PRAZOS DE CANDIDATURA ESPECÍFICOS:
Candidaturas Seriação Inscrição
1ª Fase 28 de Junho a 9 de Julho 2010 12 a 16 de Julho de 2010 19 a 30 de Julho de 2010
2ª Fase 23 de Agosto a 3 de Setembro 2010 6 a 10 de Setembro de 2010 13 a 17 de Setembro de 2010
CONTACTOS
Director do Curso: m.cc.director@fc.up.pt      Gabinete de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Nota: A informação é disponibilizada a título informativo e não dispensa a consulta de documentos oficiais.
FCUP 2018