Frases e parágrafos

As duas unidades fundamentais de texto são a frase e o parágrafo. Um parágrafo é uma sequência de frases em que o fluxo de discurso está encadeado. Deve-se começar um novo parágrafo apenas quando se interrompe este fluxo.

Quando se escreve um documento num processador de texto é necessário ter em conta como e quando se introduzem as quebras de parágrafo. Não deve introduzir parágrafos só porque quer uma mudança de linha: o parágrafo é uma unidade de estrutura do texto, não é um elemento de formatação visual. Se usar um processador de texto WYSIWYG1, como o Microsoft Word ou Open Office Writer, pode usar a opção View Nonprinting characters para visualizar os espaços com `$\cdot$' e as quebras de parágrafo com `$\P$'.

Não escreva frases demasiado longas; um parágrafo não deve ser uma única frase sem quebras. Use os sinais de pontuação (`,' `;' `:' `.') para separar frases. A vírgula marca uma pausa ligeira na leitura, o ponto-e-vírgula marca uma pausa maior e o ponto-final marca o fim duma frase. Uma regra simples (mas não infalível) para decidir onde se deve introduzir uma vírgula é ler a frase em voz alta: se necessitar de fazer uma pausa num determinado ponto, deve introduzir a vírgula; senão, pode omiti-la.

Pedro Vasconcelos 2009-03-02