Problema A

Pizzapolis

Pizzapolis é uma cidade famosa pelas suas muitas pizarias. Em Pizzapolis, as ruas e as avenidas são como em Nova Iorque: perpendiculares umas às outras, formando um extenso reticulado. Tal como em Nova Iorque, as ruas correm de leste para oeste e as avenidas de sul para norte. Em todas as ruas e avenidas (ou em quase todas) há pizarias. Aliás, o regulamento municipal de Pizzapolis determina que só pode haver restaurantes nos cruzamentos, pelo que, em rigor, cada pizaria fica simultaneamente numa rua e numa avenida.

Para incrementar ainda mais o consumo de pizas, o vereador com o pelouro do turismo decidiu fazer um concurso para determinar qual é a artéria (isto é, qual é a rua ou avenida) com maior produção de pizas. Para isso mandou um grupo de funcionários visitar todas as pizarias (são milhares) num determinado dia, perguntando em cada uma quantas pizas se tinham fabricado na véspera. Os dados foram recolhidos num ficheiro de texto, que agora é preciso processar para determinar a artéria mais produtiva, a qual receberá o cobiçado título de "Pizza Road 2003".

Tarefa

A sua tarefa é escrever um programa para calcular a rua ou avenida onde no dia a que diz respeito o inquérito a produção de pizas foi maior. Em caso de empate, o seu programa deve calcular todas as ruas e avenidas com produção máxima, primeiro as ruas, por ordem numérica crescente, depois as avenidas, também por ordem numérica crescente.

Para efeito deste problema considere que Pizzapolis tem 100 ruas e 100 avenidas, numeradas de zero a 99.

Dados

O ficheiro de dados, acessível através do standard input, tem várias linhas. Na primeira linha vem o número N de pizarias que responderam ao inquérito, N > 0. Nas N seguinte linhas vêm os dados de cada uma das N pizarias. Em cada uma dessas linhas há três números, separados por um espaço: o número da rua e o número da avenida da pizaria e o número de pizas produzidas nessa pizaria. Note que pode haver várias pizarias no mesmo cruzamento, cada uma delas tendo direito a uma linha no ficheiro.

Resultados

O ficheiro de saída, disponível no standard output, contém uma única linha, se não houver empate. Nessa linha vem a indicação da rua ou avenida com maior produção, por meio de uma cadeia de caracteres da forma "rua 4" ou "avenida 56", consoante se trate de uma rua ou de uma avenida. (Em vez de 4 e 56 estarão os valores calculados pelo programa, claro.)

Em caso de empate para primeiro lugar, haverá várias linhas como a primeira, para todas as artérias empatadas, primeiro as ruas por ordem numérica crescente e depois as avenidas por ordem numérica crescente.

Exemplo de ficheiro de dados

3
1 2 3
4 5 6
7 8 9

Exemplo de ficheiro de resultados

rua 7
avenida 8



ONI'2003: Olimpíadas Nacionais de Informática -- Final
API - Associação Portuguesa de Informática
Departamento de Informática
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa