No mais belo jardim
da cidade podem encontrar-se várias sequências de pedras numeradas.
Um grupo de crianças passa tempos intermináveis a saltitar de pedra em
pedra, num divertido jogo que inventaram. Um de cada vez, os amigos
percorrem a sequência de pedras, somando os números que "calcam" com o
pé direito, e subtraindo os números que "calcam" com o pé esquerdo. A
criança que conseguir fazer o percurso que dá origem à
maior "quantidade" ganha o jogo.
Claro que as crianças nem sempre percorrem o melhor caminho, no meio de tantas risadas e tantas tentativas de se distraírem uns aos outros. No entanto, olhando para o caminho, não consegues deixar de pensar que conseguirias calcular precisamente qual o melhor resultado (quantidade) possível de atingir. E é isso mesmo que te propões a fazer.
As pedras podem ser pensadas como uma sequência de números inteiros positivos, como por exemplo a seguinte:
7 | 14 | 8 | 2 | 19 | 20 | 17 | 13 | 4 | 8 | 5 |
Para não beneficiar as crianças de maior estatura, que têm pernas maiores, e por isso mesmo podem saltar mais longe, as crianças definem antecipadamente qual o maior tamanho K dos saltos possíveis. Um salto é medido por um número dizendo quantas pedras "avançam". Por exemplo, se estiverem na pedra com número 14, um salto de tamanho 1 leva-as para a pedra com o número 8, um salto de tamanho 2 leva-as para a pedra com o número 2 e um salto de tamanho 3 leva-as para a pedra com o número 19.
Um caminho é iniciado sempre no espaço imediatamente antes da primeira pedra e a criança pode decidir se começa pelo pé direito ou esquerdo, sendo que pode saltar qualquer uma das pedras ao alcance do maior salto. Por exemplo, se K for 3, a criança decidir saltar com um dos pés para a 1ª pedra (com o número 7), para a 2ª pedra (com o número 14) ou para a 3ª pedra (com o número 8). De seguida, a criança tem de usar o outro pé, ou seja, se saltou com o pé esquerdo, passa para o pé direito, e vice-versa, sendo que novamente só pode saltar um máximo de K pedras (e um mínimo de 1 pedra). Isto continua até conseguir "aterrar" num espaço fora das pedras, com os saltos feitos obrigatoriamente para a frente (da esquerda para a direita), não sendo possível saltar "para trás".
As figuras seguintes indicam três caminhos possíveis de seguir se o tamanho da maior salto possível for 3, e o respetivo resultado, sendo que o último caminho corresponde a começar com o pé direito e usar sempre o maior salto possível.
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Resultado = 11 | |||||||||||
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Resultado = -4 | |||||||||||
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Resultado = -8 |
De entre estes três caminhos, o melhor é o primeiro, pois tem o maior resultado, 11 = -7+8-2+20-13+5. Mas qual seria o melhor caminho, de entre todos os caminhos possíveis?
Dado um número inteiro K, indicando o tamanho do maior salto possível, e uma sequência de N números inteiros positivos escritos em pedras, a tua tarefa é encontrar qual o melhor resultado que uma criança pode obter seguindo um caminho de acordo com as regras atrás descritas.
Na primeira linha do input vem um número inteiro K, indicando o tamanho do maior salto possível.
Na segunda linha vem um número inteiro N indicando o número de pedras a considerar (ou seja, o tamanho da sequência).
Seguem-se exatamente N linhas, cada uma com um único inteiro Vi, indicando o valor escrito na i-ésima pedra. As pedras vêm pela ordem em que aparecem na sequência, da esquerda para a direita (ou seja, do início para o fim).
O exemplo de input corresponde às figuras usadas no enunciado do problema.
O output deve ser constituído por uma única linha contendo um inteiro indicando o melhor resultado possível de atingir.
As crianças começam a saltar exatamente antes da primeira pedra e terminam quando ultrapassam a última pedra. Recorda que, ao saltar, as crianças somam os números que pisam com o pé direito e subtraem os que pisam com o pé esquerdo, sendo que podem decidir qual o pé que usam no primeiro salto. Em cada salto podem saltar entre 1 e K pedras para a frente.
São garantidos os seguintes limites em todos os casos de teste que irão ser colocados ao programa:
1 ≤ K ≤ 1 000 000 | Tamanho do maior salto | |
1 ≤ N ≤ 1 000 000 | Número de pedras no caminho | |
1 ≤ Vi ≤ 1 000 | Valores escritos nas pedras |
Para um conjunto de casos de teste valendo 40% dos pontos, acontece sempre que N ≤ 20.
3 11 7 14 8 2 19 20 17 13 4 8 5
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