Vamos considerar alguns jogos jogados com dois baralhos de cartas especiais. Há dois baralhos de cartas, cada um com exatamente N cartas que têm um certo valor (um inteiro positivo) e estão numa certa ordem. O primeiro baralho é o baralho A e a i-ésima carta deste baralho vale exatamente Ai. O segundo baralho é o baralho B e a i-ésima carta deste baralho vale exatamente Bi. Os baralhos satisfazem ainda a seguinte propriedade: o valor de cada carta do baralho A é menor ou igual ao valor da carta equivalente do baralho B, ou por outras palavras, para todo o i temos que Ai ≤ Bi.
Com estes baralhos podemos jogar vários jogos, vamos ver um muito simples. É nos dado um inteiro positivo X, o valor objetivo. Queremos formar pares de cartas onde uma carta vem do baralho A e outra do baralho B. Um par é válido se a soma dos valores das cartas for um múltiplo de X. O objetivo deste jogo é determinar quantos pares válidos existe.
Se N = 4, X = 3 e tivermos os seguintes baralhos:
Temos então os seguintes 6 pares válidos: (1, 5), (1, 5), (4, 5), (4, 5), (6, 6), (2, 1), onde cada (a, b) é um par de valores onde a vem do baralho A e b do baralho B. Logo a resposta é 6.
A seguinte figura ilustra este caso, onde as cartas azuis são as do primeiro baralho e as verdes as do segundo:
São garantidos os seguintes limites em todos os casos de teste desta parte que irão ser colocados ao programa:
1 ≤ N ≤ 105 | Número de cartas | |
1 ≤ X ≤ 100 | Valor objetivo | |
1 ≤ Ai ≤ Bi ≤ 106 | Valores das cartas |
Os casos de teste desta parte do problema estão organizados em 2 grupos com restrições adicionais diferentes:
Grupo | Número de Pontos | Restrições adicionais |
---|---|---|
1 | 20 | 1 ≤ N ≤ 1 000 |
2 | 20 |
Um outro jogo que podemos jogar com estes baralhos funciona da seguinte forma. É nos dado um inteiro positivo X, o valor de salto. O objetivo do jogo é transformar o baralho A no baralho B o mais rapidamente possível. Para isso podemos fazer a seguinte operação: escolhemos um qualquer intervalo [s, e], onde s e e são inteiros entre 1 e N. De seguida, somamos X a cada carta neste intervalo, ou seja, cada valor Ai onde s ≤ i ≤ e passa a Ai + X.
Podemos fazer quantas operações quanto quisermos, mas no final o baralho A tem de ser igual ao baralho B, ou seja, para todo o i queremos que Ai = Bi. O objetivo do jogo é calcular o mínimo número de operações que são necessárias ou determinar que é impossível transformar A em B.
Se N = 4, X = 2 e tivermos os seguintes baralhos:
Precisamos apenas de três operações:
São garantidos os seguintes limites em todos os casos de teste desta parte que irão ser colocados ao programa:
1 ≤ N ≤ 105 | Número de cartas | |
1 ≤ X ≤ 100 | Valor de salto | |
1 ≤ Ai ≤ Bi ≤ 106 | Valores das cartas |
Os casos de teste desta parte do problema estão organizados em 2 grupos com restrições adicionais diferentes:
Grupo | Número de Pontos | Restrições adicionais |
---|---|---|
3 | 30 | 1 ≤ N ≤ 1 000 |
4 | 30 |
Os casos de teste do problema estão organizados em 4 grupos com restrições adicionais diferentes:
Grupo | Número de Pontos | Parte | Restrições adicionais |
---|---|---|---|
1 | 20 | Parte I | 1 ≤ N ≤ 1 000 |
2 | 20 | Parte I | |
3 | 30 | Parte II | 1 ≤ N ≤ 1 000 |
4 | 30 | Parte II |
Nota: O formato de input é igual para todas as partes.
A primeira linha contém um inteiro P, que representa a parte que o caso de teste representa. Se for 1, então o caso de teste refere-se à Parte I, se for 2 então refere-se à Parte II.
Segue-se uma linha com dois inteiros separados por espaços, primeiro N, representando o número de cartas em cada baralho, seguido de X, o valor objetivo ou de salto (dependendo da parte).
Seguem-se duas linhas, cada uma contendo N inteiros separados por espaços. A primeira linha representa o baralho A, e a ordem do input é a ordem do baralho. A segunda linha representa o baralho B, e a ordem do input é a ordem do baralho.
O output deve conter uma linha com um inteiro representando a resposta ao caso de teste:
1 4 3 1 4 6 2 1 5 6 5
6
Este exemplo corresponde ao exemplo da Parte I mencionado no enunciado.
2 4 2 1 4 4 2 1 8 6 6
3
Este exemplo corresponde ao exemplo da Parte II mencionado no enunciado.