Métodos de Apoio à Decisão

No dia 30 de Setembro será realizado um segundo exame da época especial para alunos com estatuto de trabalhador-estudante que sejam também finalistas. Às 9:00, SALA 036 (Dep. Matemática Pura -- Campo Alegre)

Familiarização com técnicas de Investigação Operacional e Programação por Restrições e sua aplicação na resolução de problemas de decisão. Obtenção de experiência na formulação de modelos.  


 3o/4o Ano - 1o Sem da  Licenciatura em Ciência dos Computadores  da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Docente: Ana Paula Tomás


Escolaridade

3 horas teóricas e 2 horas práticas por semana.


Programa

Técnicas de Investigação Operacional. Modelos baseados em grafos, problemas de caminhos mínimo e máximo, e de fluxo máximo. Análise de pontos de equilíbrio. Programação Linear: simplex, dualidade, problemas de transporte, problemas de afectação, Referência a Programação Inteira, e Programação Não Linear. Programação Dinâmica: árvores de decisões. Cadeias de Markov: estabilidade de sistemas. Simulação discreta. Fenómenos de espera. Análise de stocks. Planeamento de tarefas: PERT/CPM, problemas com custos. Sequências de trabalhos. Padrões de corte. Substituição de equipamento.

Aplicação de linguagens de programação (lógica) por restrições na sua resolução de problemas de decisão. Exemplos de linguagens: 2LP, CLP(R), CLP(Q), CLP(FD).


Avaliação

Trabalho prático com peso de 20% na nota final. Exame escrito com peso de 80%.

Serão realizados dois testes não obrigatórios. Poderão dispensar de exame final os alunos que obtiverem no mínimo 10 valores na média das notas destes testes, com um mínimo de 5 valores em cada um deles.




Aulas


Apontamentos


Trabalho prático

Em grupo (3 ou 4 elementos). Deve ser entregue até 10 de Dezembro e apresentado na aula prática de 11 de Dezembro.
Todos os alunos deverão realizar o trabalho prático (incluindo trabalhadores-estudantes, e alunos que já frequentaram a disciplina em anos anteriores). Os alunos que não entregarem o trabalho, poderão realizar o exame, o qual terá peso de 80% na nota final.
A apresentação dos trabalhos práticos realizar-se-à no dia 11 de Dezembro, preferencialmente na aula prática. Os grupos com alunos trabalhadores-estudantes, poderão apresentar o trabalho numa aula extra, com início às 19 horas.
Para organização das apresentações, solicita-se aos alunos a indicação da constituição do grupo em que estão integrados, até às 12 horas dia 10 (segunda-feira).


Bibliografia e Documentação de Software


Exames de anos anteriores

Enunciado 10/2001

Enunciado e Correcção 02/2001

Enunciado e Correcção 01/2001

Enunciado e Correcção 12/2000

Enunciado e Correcção 01/2000 e 02/2000

Enunciado e Correcção 11/2000

Enunciado 02/1999