Preparação para a Actividade Docente

 
Disciplina anual do 4o Ano da  Licenciatura em Ciência dos Computadores (ramo Educacional)   da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Docente: Ana Paula Tomás


Escolaridade

2 horas teórico-práticas por semana.


Objectivos

Fornecer ao aluno experiência na estruturação da actividade didáctica, nos processos de planificação de aulas e de avaliação. Este objectivo será completado com uma análise crítica dos conteúdos e metodologias relativos ao ensino da Informática no ensino secundário.

Programa e Funcionamento

Preparação e apresentação de aulas pelos alunos focando o ensino de programação. Para cada aula é proposto um tema ao aluno que a vai dar. O aluno elabora um relatório escrito sobre a sua preparação, que traduzirá a reflexão que fez sobre questões como: Conhecimentos do professor sobre o assunto; A quem se destina a aula que vai dar; Conhecimentos que pressupõe já adquiridos pelos alunos; Tópicos que vai ensinar; Estrutura da aula; Implementações dos algoritmos a apresentar; Plano da aula; Distribuição aproximada do tempo disponível pelos assuntos a tratar; Adequação dos meios a utilizar; Como verificar, ao longo da aula, se os alunos estão a aprender; Exemplos de exercícios a propor; Interesse de cada exercício; Bibliografia utilizada ou a indicar aos alunos. Depois da aula são elaborados pelo aluno e pelos colegas relatórios críticos, sendo efectuada uma reflexão conjunta sobre a mesma.

Avaliação

Frequência: Perde a frequência o aluno que faltar a mais de um quarto das aulas práticas ou teórico-práticas previstas, ou não realizar, com aprovação, pelo menos dois terços dos trabalhos de índole laboratorial ou de campo. (Art. 101º nº 2 e 102º nº 3º, EFCUP).

50% Avaliação Contínua.
50% Aula Final.


Aulas