Computadores no Ensino - Ano lectivo 2001/02

Introdução ao uso de computadores na educação, focando a análise e desenvolvimento de aplicações para ensino numa perspectiva interdisciplinar.


 3o Ano/2o Semestre da  Licenciatura em Ciência dos Computadores (Ramo Educacional)   da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Docente: Ana Paula Tomás


Programa


Frequência


Perde a frequência o aluno que faltar a mais do que um quarto das aulas teórico-práticas previstas. Neste caso, o número de faltas não pode exceder 8*1.5 horas.


Avaliação


A média aritmética da nota do trabalho prático com a nota do exame final, devendo a nota do exame ser não inferior a 8.0 valores (em 20).
Exame final: resolução de exercícios envolvendo programação em Maple.


Trabalho Prático

Os alunos desenvolvem, individualmente, um trabalho em que ilustram a aplicação do sistema Maple V na exposição dum tópico de Matemática. Os trabalhos deverão ser entregues até 23 de Maio e ser apresentados na aula de 23 de Maio.
Será valorizada a componente científica e pedagógica dessa apresentação, bem como o modo como explora as potencialidades do Maple, nomeadamente na estruturação do conteúdo e na interactividade com o aluno (utilizador).
O trabalho terá que incluir programas que permitam a geração dinâmica de exemplos que ilustrem os conceitos e métodos em estudo, e ainda propor exercícios e efectuar a correcção da resolução do aluno.
É crucial, na avaliação, uma programação cuidada (bem estruturada).

Temas

  • Funções reais de variável real Função derivada. Intervalos de monotonia. Estudo da concavidade. Determinação de assímptotas ao gráfico da função.

  • Aplicações lineares Núcleo e espaço imagem de uma aplicação linear. Propriedades de algumas aplicações lineares: caracterização das aplicações lineares injectivas, aplicações lineares entre espaços de dimensão finita. Homotetias, rotações e simetrias no plano e no espaço. Matriz de uma aplicação linear relativamente a uma base dada. Matriz da soma de aplicações lineares, do produto de uma aplicação linear por um escalar, da composta de aplicações lineares, da inversa de um isomorfismo. Caracterização dos isomorfismos como aplicações lineares cujas matrizes sao invertíveis. Matrizes de mudança de base. Característica de uma aplicação linear.

  • Outros Temas Projectos a apresentar pelos alunos até 8 de Março.

    Aulas