next up previous
Next: About this document ... Up: t1 Previous: t1

O que entregar?

  1. trabalho escrito com o estudo das estratégias;

    Organização do trabalho escrito e conteúdo (o template será disponibilizado na página da disciplina):

    1. Introdução
      • O que é um problema de busca/procura?
      • Quais são os métodos utilizados para resolver problemas de procura?
      • Organização do trabalho (No capítulo 2 apresentamos os fundamentos...No Capítulo 3....)
    2. Estratégias de Procura
      1. Procura não guiada (blind - ``cega'')
        • Profundidade (DFS - Depth-First Search: como funciona, quando se aplica, qual é a complexidade temporal e espacial?)
        • Largura (BFS - Breadth-First Search: como funciona, quando se aplica, qual é a complexidade temporal e espacial?)
        • Busca Iterativa Limitada em Profundidade (como funciona, quando se aplica, qual é a complexidade temporal e espacial?)
      2. Procura guiada (que usa alguma função heurística para orientar a procura)
        • Gulosa
          • Como funciona e quando se aplica?
          • Qual foi a heurística utilizada para o problema a ser resolvido e por que esta heurística foi escolhida?
        • Busca A*
          • Como funciona e quando se aplica?
          • Qual foi a heurística utilizada para o problema a ser resolvido e por que esta heurística foi escolhida?

    3. Descrição da Implementação
      • Linguagem utilizada? Por que escolheu esta linguagem? Há alguma vantagem em utilizar esta linguagem para resolver este tipo de problema?
      • Estruturas de dados utilizadas? Como foi que escolheu as estruturas de dados? São eficientes para manipular os dados do problema?
      • Estrutura do código

    4. Resultados

      Incluir tabela (ou curvas comparativas) com tempos de execução, utilização de memória e se encontrou a solução, para cada configuração, para cada estratégia, além da profundidade da solução encontrada. Se preferir utilizar uma tabela, esta deverá ter um sumário dos resultados organizados da seguinte forma:

      Estratégia Tempo (segundos) Espaço Encontrou a solução?
      DFS ... ... ...
      BFS ... ... ...
      IDFS ... ... ...
      Gulosa ... ... ...
      A* ... ... ...

    5. Comentários Finais e Conclusões

      Comentar sobre as estratégias fazendo uma comparação entre o seu desempenho e eficácia para encontrar as soluções. Concluir dizendo qual foi a melhor estratégia para este problema.

    6. Referências Bibliográficas (precisam ser citadas no texto para saberem de onde o texto foi retirado/adaptado! Copiar é crime punido por lei, portanto evitem copiar textos de outros. O ideal é ler textos de vários autores, reescrever com suas próprias palavras e dar a sua própria interpretação, mas sempre citando as fontes de onde retiraram as ideias.)

      Se utilizar figuras retiradas da web ou de livros ou de artigos etc, é necessário colocar uma referência.

      Por favor, mantenham os erros ortográficos num nível mínimo.

  2. Enviar através do Moodle um arquivo zip ou similar contendo o código fonte dos programas, e instruções de como compilar e executar cada problema, isto é, um pequeno manual de como correr os programas (pode ser um 'help' ou um 'readme'). Além disso, devem incluir uma pequena documentação explicando em que ambiente seu programa foi compilado (tipo e versão do SO e da linguagem). Seu programa deve correr na minha máquina (com fedora core 18 instalado). Não assuma que eu tenho uma IDE (Integrated Development Environment) de qualquer tipo. O programa deve correr na linha de comando.

O trabalho pode ser feito em grupo de no máximo duaspessoas. Todos os trabalhos deverão ser apresentados em data a combinar. Todos os componentes do grupo deverão estar presentes durante a demonstração. Um dos componentes do grupo será aleatoriamente escolhido para responder às perguntas formuladas. Quem não estiver presente vai ter nota zero! Cada componente do grupo deverá comentar sobre sua contribuição no trabalho.

Se o trabalho for dividido entre os componentes do grupo, assegurem-se de que cada um sabe exatamente o que o outro está a fazer para evitar constrangimentos e penalizações durante a sessão de apresentação.


next up previous
Next: About this document ... Up: t1 Previous: t1
InĂªs Dutra 2015-03-06