next up previous
Next: About this document ...

Segundo Trabalho de Sistemas Inteligentes: JOGOS
Entrega: 13/04/2015
23 de Março de 2015

Este trabalho vale nota e será utilizado para calcular a média junto com as notas dos testes e do primeiro trabalho. O material para consulta sobre este assunto está no capítulo 12 do livro do Nilsson (Artificial Intelligence, a new synthesis), e no capítulo 5 do livro do Russell e Norvig (3a edição, Artificial Intelligence, a modern approach), ambos disponíveis na biblioteca. Além destes dois livros, há bastante material disponível na internet sobre a aplicação dos algoritmos min-max e alfa-beta ao jogo do galo.

Implementar os algoritmos min-max e alfa-beta para o jogo do galo (interativo, ou seja, computador jogando com ser humano).

O que entregar:

  1. trabalho escrito com a análise dos dois algoritmos.

    Organização do trabalho escrito:

    Introdução

    Descrição de jogos com oponentes e algoritmos para resolvê-los.

    Algoritmo Min-Max

    Descrição

    Algoritmo Alfa-Beta

    Descrição

    Jogo do Galo

    Descrição do jogo. Objetivos.

    Minimax e Alfa-beta aplicados ao Jogo do Galo

    Discussão sobre os dois algoritmos aplicados ao jogo do galo. Resultados obtidos e porções da árvore de procura que são cortadas pelo algoritmo alfa-beta. Discutir também sobre a função utilidade que utilizou assim como a estratégia para explorar a árvore de jogos (o algoritmo vai até as configurações de vitória, empate ou derrota ou limita a profundidade?)

    Mostrar curvas de desempenho (tempos de execução) dos dois algoritmos neste jogo, para cada jogada.

    Comentários Finais e Conclusões

    Comentar sobre o desempenho dos dois algoritmos para o jogo do galo em relação ao número de nós expandidos e tempo de resposta para cada jogada e para o jogo inteiro. Concluir dizendo qual foi o melhor algoritmo para este jogo.

    Bibliografia

    Não esquecer de citar no texto, nos locais adequados, a biliografia listada nesta seção.

  2. o código fonte do programa, como compilar e formato da entrada para cada problema, isto é, um pequeno manual de como correr o programa (pode ser um 'help' ou 'readme'). Além disso, especificar em que ambiente foi compilado (tipos e versões do SO e da linguagem). Seu programa deve correr na minha máquina (com fedora instalado). Não assuma que eu tenho uma IDE (Integrated Development Environment) de qualquer tipo. O programa deve correr na linha de comando.

    A submissão será através do Moodle UP. Por favor, não inclua caracteres acentuados no nome do ficheiro de submissão.

O trabalho pode ser feito em grupo de no máximo dois estudantes. Todos os trabalhos deverão ser apresentados em data a combinar. Todos os componentes do grupo deverão estar presentes durante a demonstração. Um dos componentes do grupo será aleatoriamente escolhido para responder perguntas. Quem não estiver presente vai ter nota zero! Cada componente do grupo deverá comentar sobre sua contribuição no trabalho.




next up previous
Next: About this document ...
InĂªs Dutra 2015-03-23