VHL na retina

Quando se formam angiomas nos capilares da retina, tecnicamente chamados hemangioblastomas, começam por ser extremamente pequenos e de difícil detecção. Os próprios capilares são da grossura dos eritrócitos (glóbulos vermelhos), uma das células que compõe o sangue.

Quando se formam, normalmente crescem em redor do equador ou na periferia do fundo ocular, longe da área de visão central. Ao contrário do equador desenhado em redor do globo terrestre, o equador do olho é vertical. De pé, imagine um círculo em volta do olho que passa pela sobrancelha e nariz. Esse círculo, assim desenhado, define o equador do olho. Para ver esta área, o oftalmologista tem que dilatar o olho, utilizar poderosíssimas lentes e olhar por ângulos laterais. Não é um exame ocular de rotina (Figura 4). Se há VHL na família, é necessário informar o oftalmologista para que efectue um exame detalhado e procure quaisquer pequenos angiomas para que possam ser tratados em estádios iniciais. Será necessária uma visita a um especialista da retina.

Enquanto um optometrista (técnico de optometria) pode pesquisar lesões maiores, o seu equipamento não é suficiente para encontrar lesões num estádio inicial de desenvolvimento como desejável para preservar a visão. São vivamente recomendadas consultas anuais num oftalmologista.

Nem todos os oftalmologistas e optometristas estão familiarizados com doenças raras, como esta. Deve procurar-se um profissional desta área que esteja familiarizado com a VHL e qualificado para proceder a um exame minucioso do fundo e da periferia do fundo ocular através de oftalmoscopia indirecta.

O objectivo do tratamento será manter o angioma tão pequeno que não afecte a visão. Os tratamentos serão normalmente com laser (uma pequena cirurgia) ou por crioterapia (terapia pelo frio, congelamento) e são normalmente possíveis num oftalmologista com o equipamento adequado. Em ambos os casos, tentarão prevenir o crescimento do angioma para não afectar a visão.

Figura 4: Oftalmologista explorando o equador do olho

Ilustração de Vincent Giovannucci, O. D.. Auburn, Massachusetts.

\includegraphics[]{figura4.ps}

Dora Resende Alves