3. Na disciplina Aprender a Aprender a avaliação dos alunos dividiu-se por dois trabalhos práticos e por um exame final.
3.1. Insira os dados apresentados na figura e complete-os de forma a obter a classificação final de cada aluno na coluna E. A linha 8 representa a percentagem que cada avaliação tem no peso da classificação final dos alunos. Note que qualquer alteração a estas percentagens deverá reflectir-se automaticamente no valor das classificações finais.3.2. Altere a tabela de forma a garantir que não é permitido inserir valores inferiores a 0 e superiores a 20 nas áreas das classificações.
3.3. Insira um comentário na célula E1 para explicar como é calculada a classificação final.
3.4. Modifique a tabela de forma a destacar com a cor encarnada as classificações inferiores a 10 e com cor azul a classificação mais elevada.
3.5. Introduza na célula E8 uma fórmula que represente a soma das percentagens. Altere a formatação da célula para que fique com uma cor que se destaque quando o seu valor for diferente dos 100%.
4. Crie uma folha de cálculo idêntica à figura que se segue.
4.1. Complete a coluna C supondo que cada jogador tem apenas os dois nomes apresentados.4.2. Preencha as colunas E e F tendo em conta respectivamente os impostos designados pelos valores das células E1 e F1.
4.3. Preencha a coluna G segundo a fórmula:
Vencimento Líquido = Vencimento - Imposto 13% - Imposto 25%
4.4. Elimine o conteúdo do intervalo E3:F8. Insira uma fórmula na célula E3 de modo a que a sua cópia para as restantes células do intervalo E3:F8 garanta a correcção dos valores dos impostos tal como descrito anteriormente.
4.5. Introduza um mecanismo de validação de dados por lista que apenas permita a selecção das hipóteses 10%, 11%, 12% e 13% na célula E1 e das hipóteses 20%, 25% e 30% na célula F1.