Sistemas e Aplicações

Aulas Teóricas

Ano Lectivo de 2001/2002

Aulas Teóricas (em formato pdf)

Excel (973 Kbytes)

VBA/Excel (230 Kbytes)

Access (1262 Kbytes)

VBA/Access (170 Kbytes)

Aula 1: Apresentação / Excel I (2001.09.20)

Considerações gerais sobre o programa, bibliografia, método de avaliação e funcionamento das aulas práticas. Excel: aspectos gerais, ambiente de trabalho, livros, folhas de cálculo e células. Introduzir e visualizar dados. Tipos de dados: rótulos, valores e fórmulas. Formatar dados: formatação de células de texto e numéricas, relação entre números e datas, pincel de formatação, formatação condicional. Documentar dados: comentários e validação de dados. Economizar tempo: copiar e mover dados, preenchimento automático, actualização automática de referências. Fórmulas: operadores aritméticos, de comparação, de texto e de referência; referências relativas, absolutas e a células em outras folhas; rótulos e nomes; valores de erro. Funções: vantagens, funcionalidade, categorias e argumentos. Botão de soma automática. Cálculo automático. Funções lógicas, de texto, matemáticas e trigonométricas, e de data e hora.

Aula 2: Excel II (2001.09.27)

Funções estatísticas, de consulta e referência, de base de dados, de informação e financeiras. Gráficos: aspectos gerais e utilidade. Criar e formatar gráficos. Tipos de gráficos. Manipular dados: formulários, filtros, ordenação, resumir e agrupar dados, tabelas dinâmicas. Simulação de dados: tabelas de simulação, cenários, atingir objectivo, solver. Imprimir e configurar impressão.

Aula 3: VBA I (2001.10.04)

Variáveis: tipos; declaração implícita e explícita; visibilidade e longevidade; constantes. Operadores aritméticos, relacionais, lógicos e de texto. Procedimentos. Argumentos. Arrays. Estruturas de decisão. Ciclos condicionais e numeráveis. Funções básicas de manipulação de dados. VBA e Excel: macros, relação entre macros e controlos de formulários, o editor de Visual Basic, código VBA como função do Excel, funções do Excel como código VBA. 

Aula 4: VBA II (2001.10.11)

Objectos: propriedades, métodos, eventos, collections, hierarquia de objectos, variáveis como objectos. Objectos Workbook. Objectos Worksheet. Objectos Range.

Aula 5: Access I (2001.10.18)

Conceitos básicos sobre base de dados: relações/tabelas, campos/atributos, registos/tuplos, domínios, base de dados relacionais, chaves primárias, regras de estruturação. Access: aspectos gerais e ambiente de trabalho. Assistente de base de dados. Tabelas: assistente de tabelas, vista de folha de dados, vista de estrutura. Tipo de dados. Propriedades dos campos. Assistente de pesquisas. Tipos de relações: um-para-um, um-para-muitos, muitos-para-muitos. Integridade referencial. Tipos de associação: interna e externa.

Aula 6: Access II (2001.10.25)

Consultas: vantagens sobre os filtros, relação com as tabelas, tipos de consulta, critérios de selecção. Consultas com campos de cálculo, com parâmetros, de resumo, de valores de topo, localizar duplicados, localizar não correspondentes, tabela de referência cruzada. Consultas eliminação, actualização, acrescentar, criar tabela. Formulários: como são e como funcionam. Subformulários e formulários ligados. Assistente de formulários.

Aula 7: Access III (2001.11.08)

Controlos dinâmicos, estáticos, dependentes e com cálculos. Propriedades dos formulários e dos controlos. Tipos de controlos. Relatórios: assistentes de relatórios, vista de estrutura, ver antes. Secções: cabeçalhos, rodapés, detalhe, grupos. Subrelatórios: dependentes e independentes. Macros: acções, argumentos, grupos, condições. Execução de macros a partir de botões e de formulários. Painel de navegação. Arranque automático. Segurança: grupos, utilizadores e permissões.

Aula 8: VBA III (2001.11.15)

VBA e Access: interacção, integração, opções do Access, hierarquia de objectos. Objectos Form. Objectos Report. Objectos Control. Data Access Objects (DAO). Objectos Database. Objectos Recordset.

Aula 9: VBA IV (2001.11.22)

Data Access Objects (DAO): hierarquia. Objectos Recordset.

Aula 10: VBA V (2001.12.06)

Tratamento de erros: formas de tratamento e de retomar a execução. Objecto Err. Objectos Collection. Módulos de classe: data members, Property Get, Property Let, métodos e eventos de classe. Classes de collections.

Aula 11: Revisões (2001.12.13)

Revisão do programa.

Última Actualização: 13 de Dezembro de 2001