Sistemas e Aplicações
2º Trabalho Prático - VBA/Access
Ano Lectivo de 2001/2002
Correctora Gervásio & Simões Lda.
O sucesso alcançado pela empresa de corretagem Gervásio & Simões Lda.
levou a um rápido crescimento do número de clientes e de transacções
efectuadas diariamente. Tal crescimento reflectiu-se numa menor eficiência da aplicação
Excel/VBA de gestão da correctora. Para ultrapassar essa dificuldade foi
decidido utilizar como alternativa a ferramenta de desenvolvimento Access/VBA.
A tarefa subjacente a este 2º trabalho prático é desenvolver a aplicação
Access/VBA para gestão da correctora.
A aplicação a desenvolver deverá manter todas as funcionalidades
anteriormente disponíveis. Para tal sugere-se como base de desenvolvimento da
aplicação a organização que se segue.
(ficheiro base aqui)
As cotações actuais dos vários títulos em bolsa passam a ser mantidas
actualizadas na tabela de nome Títulos, enquanto que as operações realizadas para cada cliente
são guardadas na tabela de nome Movimentos. Após a abertura de
uma nova carteira de títulos para um dado cliente deverá ser possível comprar
e vender títulos, bem como aumentar ou reduzir o capital investido. O lucro da
correctora advém da Taxa de Comissão aplicada sobre as operações
de venda de títulos. Esta taxa deve ser personalizável para cada
cliente.
Segue-se a descrição dos requisitos mínimos da aplicação:
- Todo o controle da aplicação deverá ser feito por formulários
implementados em VBA, de tal modo que o utilizador nunca necessite de editar
directamente a base de dados. A navegação entre as várias
funcionalidades da aplicação deverá ser simples e o mais funcional
possível.
- Deverá ser possível abrir novas carteiras de títulos, fechar
carteiras existentes e reabrir carteiras fechadas.
- Deverá ser possível realizar os quatro tipos principais de operações:
compra e venda de títulos, e aumento e redução de capital (não deverão
ser permitidas operações que levem a saldos negativos ou que vendam mais
títulos do que os que um dado cliente possui). Estas operações não
deverão estar disponíveis para os clientes cujas carteiras se encontram
fechadas. Deverá igualmente ser possível anular a
última operação de um dado cliente, de tal modo que a anulação
sucessiva da última operação levará à eliminação do cliente da base
de dados.
- Para cada cliente deverá ser possível obter informação relativa à carteira corrente de
títulos juntamente com informação relativa ao capital realizado desde a abertura da carteira
(tendo em
conta o capital investido e a cotação actual dos títulos em carteira).
- Deverá ser possível obter listagens das operações efectuadas entre
duas datas distintas para um dado cliente.
- Deverá igualmente ser possível obter listagens das
operações de venda efectuadas individualmente (para cada cliente) e
globalmente por forma a visualizar os lucros parciais e
totais das comissões cobradas pela correctora.
- A informação disponível a partir dos formulários dos três itens
anteriores deverá ser igualmente visualizável em forma de relatório. O
acesso aos relatórios deverá ser obtido a partir do formulário
respectivo.
Não existe qualquer restrição no que respeita à organização e
implementação dos vários tópicos. Em particular poderá adicionar ou
modificar os campos da base de dados se achar que podem melhorar a aplicação. A implementação de outras
funcionalidades para além das mencionadas é valorizada mas não obrigatória.
Bom trabalho!
Última Actualização: 19 de Novembro de 2001