Informática Aplicada

VBA I

Ano Lectivo de 2003/2004


Os exercícios que se seguem devem ser realizados utilizando o editor do Visual Basic integrado no Excel. Para tal, inicie o Excel e adicione a barra de ferramentas do Visual Basic (menu <Ver> seguido das opções <Barras de ferramentas> e <Visual Basic>). Para aceder ao editor do Visual Basic prima o respectivo botão da nova barra.

1. Defina um procedimento de nome 'ÉPar' que dado um argumento do tipo inteiro devolve 'True' se o argumento for um inteiro par e 'False' caso contrário (Nota: o operador 'Mod' permite calcular o resto da divisão inteira).


2. Defina um procedimento de nome 'Max3' que dados três argumentos do tipo inteiro devolve o maior dos três.
3. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que permite avaliar se o peso de uma pessoa está adequado à sua altura.
    A fórmula é a seguinte: IMC= peso (Kg) / altura2 (metros)
    Numa pessoa adulta os escalões de referência do IMC são:
      Menor que 18,5 --> baixo peso
      18,5 - 24,9 --> normal
      25,0 - 29,9 --> pré obesidade
      30,0 - 34,9 --> obesidade de grau I
      35,0 - 39,9 --> obesidade de grau II
      Igual ou maior que 40,0 --> obesidade de grau III

   a) Defina um procedimento de nome 'IMC' que dado o peso e a altura de um indivíduo calcula o seu índice de massa corporal.
   a) Defina um procedimento de nome 'EscalãoIMC' que dado o peso e a altura de um indivíduo calcula o escalão de referência do seu índice de massa corporal.
   c) Crie uma tabela conforme a figura abaixo e utilize as funções 'IMC' e 'EscalãoIMC' para calcular respectivamente os valores das células B5 e C5. Formate a célula C5 para que esta fique a verde se o escalão for "Normal" e a vermelho nos restantes casos.


4. Defina um procedimento de nome 'SomaEntre' que dado um valor inicial e um valor final, retorne a soma de todos valores compreendidos nesse intervalo.

Exemplo: SomaEntre(1,5) deverá retornar o valor 15 (1 + 2 + 3 + 4 + 5).