Informática Aplicada

VBA II

Ano Lectivo de 2003/2004


5. Segundo a numerologia, cada um dos nossos nomes tem um significado especial. Por detrás das letras que compõem o nosso nome, podemos, através dos números, descobrir a nossa personalidade. A ideia é a seguinte, a cada letra do alfabeto está associado um algarismo conforme a tabela que se segue:

1 2 3 4 5 6 7 8 9
A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
S T U V W X Y Z  

Para descobrir qual o número de personalidade associado a um nome deve-se:
    1) Registar para cada letra o algarismo correspondente (exemplo: JOAO = 1 : 6 : 1 : 6)
    2) Somar os algarismos registados (exemplo: JOAO = 1 + 6 + 1 + 6 = 14)
    3) Se o resultado tiver mais do que um algarismo, somar todos os algarismos até ficar com apenas um (exemplo: JOAO = 1 + 6 + 1 + 6 = 14 = 1 + 4 = 5)
    4) O resultado final é o número de personalidade do nome indicado!!! De seguida, consulte o quadro que se segue para obter o retrato de personalidade correspondente:

Retrato de Personalidade

1

Não há ninguém como tu. És um líder nato. A originalidade e a independência são os teus pontos fortes. Tens  a coragem de experimentar coisas novas.

2

És amável e bondoso. As pessoas dizem que és atencioso e sensível aos sentimentos dos outros. És o melhor amigo que uma pessoa pode ter. Escrever poesia é um dom natural que tu possuis.

3

És a alma da festa. O centro do palco é como uma segunda casa para ti. Tens um grande sentido de humor. Os teus verdadeiros talentos residem na arte e na escrita.

4

Pode-se contar contigo para fazer fazer o que é preciso. Trabalhas sempre com afinco para atingires os teus objectivos. O teu forte é a paciência e a autodisciplina. És muito leal com os teus amigos.

5

És muito inteligente. As viagens a sítios longínquos interessam-te. És muito curioso e adoras investigar coisas novas. Um dos teus fortes é correr riscos.

6

Tens fortes valores morais. As pessoas sabem que podem confiar em ti e que és honesto. Dás o exemplo para os outros. Dois dos teus pontos fortes são ajudar e cuidar dos outros.

7

És muito perspicaz. Interessas-te em resolver mistérios. Nutres amor forte pela Natureza e pelos animais. És uma pensador e gostas de passar tempo sozinho.

8

Tens poder para ser bem sucedido e és sempre organizado. A gestão e a autoridade são dois dos teus pontos fortes. Ganhar dinheiro é uma coisa que fazes naturalmente. O futuro reserva-te uma posição executiva.

9

Os acontecimentos da actualidade interessam-te. Estás sempre a tentar ajudar toda a gente. Preocupas-te com os direitos humanos. A bondade e a compreensão são dois dos teus pontos fortes.

Defina um procedimento de nome 'TestePersonalidade' que leia de uma InputBox um nome completo, e devolva numa MsgBox o número de personalidade correspondente.


6. Defina um procedimento de nome 'Idade' que dado um argumento do tipo data, representando a data de nascimento de um certo indivíduo, calcula a sua idade actual. Para obter a data de hoje use a função 'Date'; para obter o mês e o dia de uma dada data use respectivamente as funções 'Month' e 'Day'.
7. Defina um procedimento de nome 'ÉAnoBissexto' que dado um determinado ano calcula se este corresponde ou não a um ano bissexto, retornando 'True' ou 'False', respectivamente.
8. Defina um procedimento de nome 'DataDiaSemana' que dado um inteiro N, um dia da semana D, um mês M e um ano A, devolve a data do N-ésimo dia da semana D do mês M e ano A.

Exemplos: DataDiaSemana(2,4,5,2000) deverá devolver a data da segunda 4ªfeira do mês de Maio de 2000, ou seja, 10-05-2000.
                 DataDiaSemana(3,7,1,2004) deverá devolver a data do terceiro sábado do mês de Janeiro de 2004, ou seja, 17-01-2004.