Informática Aplicada

VBA III

Ano Lectivo de 2003/2004


9. Defina um procedimento de nome 'AdivinhaA1' que pede repetidamente ao utilizador para adivinhar o valor presente na célula A1 até que este introduza o valor correcto. O procedimento deverá mostrar mensagens do tipo 'O valor da célula A1 é menor!' ou 'O valor da célula A1 é maior!' quando o valor introduzido pelo utilizador for respectivamente maior ou menor que o valor em A1. Assim que o utilizador acerte no valor correcto deverá ser apresentada uma caixa de mensagem indicando o número de tentativas utilizadas, como por exemplo, 'Acertou em 3 tentativas!' (Nota: para ocultar o valor da célula A1 formate a cor do tipo de letra como branco).
10. Defina um procedimento de nome 'MeuFactorial' que dado um argumento do tipo inteiro calcula o seu factorial. O factorial de um número é definido da seguinte forma:

fact 0 = 1
fact n = n * fact (n-1) para n >= 1


11. Defina um procedimento de nome 'MeuFibonacci' que dado um argumento do tipo inteiro calcula o seu número de Fibonacci. O número de Fibonacci de um número é definido da seguinte forma:

fib 0 = 0
fib 1 = 1
fib n = fib(n-1) + fib(n-2) para n >= 2