Access II

Exercício 2

De modo a dar resposta a uma série de questões que envolvem a junção, filtragem e agrupamento de dados, crie as seguintes consultas (carregue aqui para obter uma base de dados exemplo):

2.1) Consulta Pormenor vendas: devolve a tabela Vendas com o campo CódigoDaCompra substituído pela referência à marca/modelo do carro correspondente ao código da compra.

2.2) Consulta Carros com 4 portas: devolve os carros que possuem 4 portas, ordenados alfabeticamente pela marca e pelo modelo.

2.3) Consulta Vendas superiores a X mil euros: mediante a introdução de um preço de venda X devolve o conjunto das vendas cujo preço de venda foi superior a X mil euros (utilize a consulta Pormenor Vendas como origem dos dados).

2.4) Consulta Carros por vender: devolve os carros que foram comprados mas que ainda não foram vendidos.

2.5) Consulta Preços dos carros por vender: devolve os carros por vender (consulta anterior) juntamente com o preço de venda proposto (margem de lucro de 25% sobre o preço de compra).

2.6) Consulta Marca mais vendida: devolve a marca de carros mais vendida juntamente com o número de unidades vendidas para essa marca (uma marca pode ter vários modelos).

2.7) Consulta Clientes com gastos superiores a X mil Euros: devolve os clientes que já gastaram mais do que X mil euros no total de todas as suas compras.

2.8) Consulta Lucro bruto por vendedor: para cada vendedor devolve o total do lucro bruto obtido no conjunto das vendas (soma das diferenças entre os preços de venda e os preços de compra).

2.9) Consulta Melhor vendedor de carros topo de gama: devolve o nome do vendedor que já vendeu mais carros topo de gama (carros cujo preço de venda é superior a 50.000 euros) juntamente com o número de unidades vendidas.

2.10) Consulta Vendedores clientes: devolve o nome dos vendedores que já compraram carros.

2.11) Consulta Actualizar cor X para Y: substitui na tabela Compras a cor X pela cor Y (X e Y a perguntar).

2.12) Consulta Tabela clientes inactivos: cria uma nova tabela Clientes Inactivos com os clientes que ainda não fizeram qualquer compra.

2.13) Consulta Eliminar clientes inactivos: elimina da tabela Clientes os clientes que ainda não fizeram qualquer compra.

2.14) Consulta Acrescentar clientes inactivos: acrescenta à tabela Clientes os registos presentes na tabela Clientes Inactivos.