Access III

Exercício 3

Para facilitar a visualização e a introdução de novos dados na base de dados da empresa do Sr. Aguiar Mota, crie os seguintes formulários:
3.1) Formulário Clientes com origem na tabela Clientes utilizando o Formulário Automático: Colunas.

3.2) Formulário Compras com origem na tabela Compras utilizando o Assistente de Formulários. Substitua a caixa de texto Cor por um grupo de opções com as opções Preto, Branco, Vermelho e Azul e adapte o campo Cor da tabela Compras de modo a funcionar de acordo com o grupo de opções.

3.3) Formulário Vendas com origem na tabela Vendas utilizando a Vista de estrutura. Para os campos CódigoDaCompra, CódigoDoVendedor e NrBI_Cliente utilize caixas de combinação de forma a pesquisar os dados nas tabelas relacionadas. Para o campo FormaDePagamento use uma caixa de listagem que apresente as opções Dinheiro, Cheque e Multibanco. No rodapé do formulário adicione três botões de comando: um para eliminar o registo actual; outro para adicionar um novo registo; outro para abrir o formulário Clientes no registo do cliente a que corresponde a venda.

3.4) Expanda o formulário Clientes de modo a que seja possível visualizar quais as compras realizadas por cada cliente. Comece por criar um formulário Tabela de Vendas com origem na tabela Vendas utilizando o Formulário Automático: Tabela. De seguida, abra o formulário Clientes na vista de estrutura e adicione o formulário Tabela de Vendas como sub-formulário. Por fim, proteja o sub-formulário de modo a que não seja possível editar os dados nele presentes.

Exercício 4

Para facilitar a impressão de dados crie os seguintes relatórios:

4.1) Relatório Clientes com origem na tabela Clientes utilizando o Relatório Automático: Colunas.

4.2) Relatório Etiquetas Vendedores com origem na tabela Vendedores utilizando o Assistente de Etiquetas.

4.3) Relatório Compras com origem na tabela Compras utilizando o Assistente de Relatórios. De modo a tornar o relatório mais legível substitua respectivamente os campos CódigoDoCarro e CódigoDoFornecedor pelas referências à marca/modelo do carro e ao nome do fornecedor. Agrupe os dados pela marca/modelo dos carros. Dentro de cada grupo ordene a restante informação pela data de compra. Para cada grupo marca/modelo calcule um subtotal parcial do total de compras. Coloque o relatório em vista de paisagem (orientação horizontal).

4.4) Relatório Vendas com origem na tabela Vendas utilizando o Assistente de Relatórios. De modo a tornar o relatório mais legível substitua respectivamente os campos CódigoDaCompra, CódigoDoVendedor e NrBI_Cliente pelas referências à marca/modelo do carro, ao nome do vendedor e ao nome do cliente (não agrupe nem ordene quaisquer dados). Coloque o relatório em vista de paisagem (orientação horizontal). Visualize o relatório em modo de estrutura e utilize o botão Ordenar e agrupar para agrupar os dados pela marca/modelo dos carros vendidos e ordenar a restante informação pela data de venda.

4.5) Expanda o relatório Clientes de modo a que seja possível visualizar os carros comprados por cada cliente. Comece por criar um relatório Pormenor Vendas com origem na consulta Pormenor vendas utilizando o Relatório Automático: Tabela. De seguida, abra o relatório Clientes na vista de estrutura e adicione o relatório Pormenor Vendas como sub-relatório.

Exercício 5

Crie um Painel de Navegação personalizado para funcionar como menu da base de dados. O painel deverá aceder aos formulários, relatórios e consultas que foram criados. Altere as opções de arranque para que o Painel de Navegação seja executado automaticamente ao abrir a base de dados.