¾Informática para Engenharia das Ciências Agrárias

Excel: exercícios

Ano Lectivo de 1998/99

1. Seleccione o intervalo de células A1:B3. Mantendo o intervalo seleccionado, insira os dados tal como apresentados na figura que se segue. 

    1.1. Descreva o que aconteceu ao escrever o J na célula A3?

    1.2. Para onde foi o cursor depois de carregar em ENTER na célula A3? Para onde teria seguido o cursor caso não estivesse seleccionado um intervalo? Será que existe alguma vantagem em seleccionar a área onde se pretende inserir dados?

    1.3. O que aconteceu ao nome José António depois de inserir Mau na célula B1?

    1.4. Altere a largura da coluna A para que o nome José António fique completamente visível. Será que pode fazer com que o Excel ajuste automaticamente a largura da coluna?

    1.5. Depois de introduzir os dados atrás referidos, percebeu que queria inserir os rótulos Nome e Classificação respectivamente nas primeiras células das colunas A e B. Descreva duas formas de resolver o problema sem eliminar os dados previamente introduzidos.

    1.6. Mude o nome da folha de cálculo para Classificações e guarde o livro com o nome PráticaExcel.xls.

    1.7. Formate a célula A1 (agora com o rótulo Nome) com tamanho de letra 12, negrito e alinhada ao centro. Use o Pincel de formatação para formatar a célula B1 tal como a célula A1.

    1.8. Formate condicionalmente as células B2:B4 de modo a que às classificações Mau e Bom correspondam respectivamente cores de preenchimento vermelha e verde. De seguida, altere a classificação do Pedro para Mau e verifique o que aconteceu à cor de preenchimento da célula?

    1.9. Como deveria proceder para copiar a tabela para um outro local da folha de cálculo? E para uma folha de cálculo diferente?

2. Considere a seguinte tabela: 

3. Na disciplina Aprender a Aprender a avaliação dos alunos dividiu-se por dois trabalhos práticos e por um exame final. 

4. Crie uma folha de cálculo idêntica à figura que se segue. 

5. Usando como referência a figura que se segue, crie uma tabela idêntica e utilize sempre que possível o pincel de formatação e o preenchimento automático para economizar tempo. 

    5.1. Preencha a coluna Qnt Compras sabendo que a quantidade de café e de chá foi de 100 e 60 Kgs respectivamente para o mês de Janeiro, e que para os restantes meses foi igual à quantidade de vendas do produto no mês anterior.

    5.2. Preencha a coluna Preço Unitário sabendo que o preço por kg do café foi de 97$ em Janeiro e subiu 5% em cada mês e que o preço por kg do chá foi de 43$ em Janeiro e teve uma subida de 3% em cada mês. Arredonde o preço por Kg de modo a desprezar as casas decimais.

    5.3. Preencha as margens de lucro por mês (linha 33) usando a seguinte fórmula: Margem = 23% + 2% * número do mês

    5.4. Preencha a coluna Despesas tendo em conta a seguinte fórmula: Despesas = ( Preço Unitário * IVA ) * Qnt Compras
    5.5. Preencha a coluna PVP s/Iva de modo a que esta seja igual ao preço de compra do produto acrescido da margem de lucro relativa ao mês em causa.

    5.6. Complete as colunas PVP, Receitas e Lucro de modo análogo.

    5.7. Complete a linha 27, usando os seguintes critérios:

    5.8. Complete a linha 37, usando os seguintes critérios:
6. Tendo por base a tabela construída no exercício anterior, copie o intervalo A2:J26 para uma nova folha de cálculo.