1. Seleccione o intervalo
de células A1:B3. Mantendo o intervalo seleccionado, insira os dados
tal como apresentados na figura que se segue.
1.2. Para onde foi o cursor depois de carregar em ENTER na célula A3? Para onde teria seguido o cursor caso não estivesse seleccionado um intervalo? Será que existe alguma vantagem em seleccionar a área onde se pretende inserir dados?
1.3. O que aconteceu ao nome José António depois de inserir Mau na célula B1?
1.4. Altere a largura da coluna A para que o nome José António fique completamente visível. Será que pode fazer com que o Excel ajuste automaticamente a largura da coluna?
1.5. Depois de introduzir os dados atrás referidos, percebeu que queria inserir os rótulos Nome e Classificação respectivamente nas primeiras células das colunas A e B. Descreva duas formas de resolver o problema sem eliminar os dados previamente introduzidos.
1.6. Mude o nome da folha de cálculo para Classificações e guarde o livro com o nome PráticaExcel.xls.
1.7. Formate a célula A1 (agora com o rótulo Nome) com tamanho de letra 12, negrito e alinhada ao centro. Use o Pincel de formatação para formatar a célula B1 tal como a célula A1.
1.8. Formate condicionalmente as células B2:B4 de modo a que às classificações Mau e Bom correspondam respectivamente cores de preenchimento vermelha e verde. De seguida, altere a classificação do Pedro para Mau e verifique o que aconteceu à cor de preenchimento da célula?
1.9. Como deveria proceder para copiar a tabela para um outro local da folha de cálculo? E para uma folha de cálculo diferente?
2.2. Será que se substituirmos na célula B1 Seg por Segunda obtemos o mesmo efeito por parte do preenchimento automático? E se for por Segunda-feira? Porquê?
2.3. Será que é possível o Excel preencher automaticamente uma série do tipo 2n. Se sim, quantas células precisa de preencher para que o Excel saiba dar continuação à série? Se não, como poderia gerar essa série?
2.4. Depois de obter a série da alínea anterior, insira o seguinte comentário na primeira célula da série (célula com o valor 1): Série de crescimento 2n.
3.2. Acrescente um mecanismo de validação de dados com aviso de erro que evite a introdução de valores inferiores a 0 e superiores a 20 na área das avaliações.
3.3. Destaque com cor de preenchimento encarnada as classificações finais iguais a 9 e com cor azul as superiores a 16.
3.4. ntroduza na célula E8 uma fórmula que represente a soma das percentagens. Condicione o formato da célula de modo a realçar o caso em que o seu valor não seja 100%.
3.5. Mova toda a tabela de forma a que a célula com o rótulo Aluno se passe a situar na célula C10. Verifique se houve alguma alteração nas células cujo conteúdo são fórmulas.
3.6. Anule a operação da alínea anterior.
4.2. Preencha as colunas E e F tendo em conta respectivamente os impostos designados pelos valores das células E1 e F1.
4.3. Preencha a coluna G segundo a fórmula: Vencimento Líquido = Vencimento - Imposto 13% - Imposto 25%
4.4. Elimine o conteúdo do intervalo E3:F8. Insira uma fórmula na célula E3 de modo a que a sua cópia para as restantes células do intervalo E3:F8 garanta a correcção dos valores dos impostos tal como descrito anteriormente.
5.2. Preencha a coluna Preço Unitário sabendo que o preço por kg do café foi de 97$ em Janeiro e subiu 5% em cada mês e que o preço por kg do chá foi de 43$ em Janeiro e teve uma subida de 3% em cada mês. Arredonde o preço por Kg de modo a desprezar as casas decimais.
5.3. Preencha as margens de lucro por mês (linha 33) usando a seguinte fórmula: Margem = 23% + 2% * número do mês
5.6. Complete as colunas PVP, Receitas e Lucro de modo análogo.
5.7. Complete a linha 27, usando os seguintes critérios:
6.2. Adicione uma nova coluna Lucro à tabela cujo conteúdo reflicta o lucro obtido independentemente por cada um dos produtos em cada mês.
6.3. Usando filtros e a ferramenta de cálculo automático obtenha os seguintes dados:
6.5. Actualize a tabela de modo a que o Preço Unitário de cada produto seja sempre o mesmo ao longo do ano (97$ para o café e 76$ para o chá). Obtenha um resumo da soma dos subtotais das despesas, receitas e do lucro para cada funcionário e para cada produto (para cada subtotal de um funcionário subdivida em subtotais para cada produto).
6.6. Crie um gráfico que lhe pareça adequado para dar ênfase à relação entre a quantidade de kgs comprados e a quantidade de kgs vendidos ao longo dos meses para o produto café. Personalize o gráfico adicionando legendas e títulos.