¾Informática para Engenharia das Ciências Agrárias

Visual Basic: exercícios

Ano Lectivo de 1998/99

Os exercícios que se seguem devem ser realizados utilizando o editor do Visual Basic integrado no Excel. Para tal, inicie o Excel e adicione a barra de ferramentas do Visual Basic (menu <Ver> seguido das opções <Barras de ferramentas> e <Visual Basic>). Para aceder ao editor do Visual Basic prima o botão respectivo da nova barra.

1. Construa uma espécie de máquina de calcular que permita executar cálculos numéricos envolvendo as quatro operações básicas de cálculo. O acesso à máquina deve ser conseguido através do uso de um botão de comando. No final da sua utilização, o resultado obtido no visor da máquina deve ser copiado para a célula activa. As alíneas que se seguem orientam o desenvolvimento da máquina pretendida.
 

2. Construa um formulário que calcule sobre o conjunto de células seleccionadas as funções Soma, Média, Máximo, Mínimo e Contar.Val do Excel e que guarde o resultado obtido numa outra célula. O acesso ao formulário deve ser conseguido através do uso de um botão de comando. As alíneas que se seguem orientam o desenvolvimento do formulário pretendido. À medida que realiza as várias alíneas, experimente o seu resultado no formulário.
2.1. Crie um novo formulário no editor do Visual Basic e adicione os controlos que se indicam para estruturar o aspecto do formulário segundo a figura abaixo.