¾¾Informática para Engenharia das Ciências Agrárias

Excel: resolução de alguns dos exercícios propostos

Ano Lectivo de 1998/99

3.1. Introduza a fórmula apresentada e em seguida arraste o conteúdo de E2 até E6. 

3.2. Seleccione o intervalo B2:D6 e active a validação de dados (menu <Dados> seguido da opção <Validação...>). 



     

3.3. Seleccione o intervalo E2:E6 e active a formatação condicional (menu <Formatar> seguido da opção <Formatação condicional...>). 

3.4. Seleccione a célula E8, introduza a fórmula =B8+C8+D8 e active a formatação condicional. 

 
4.1. Seleccione a célula C3, introduza a fórmula =B3 & " " & A3 e em seguida arraste o conteúdo de C3 até C8.

4.2. Seleccione a célula E3, introduza a fórmula =D3*E$1 e em seguida arraste o conteúdo de E3 até E8. Depois, seleccione a célula F3, introduza a fórmula =D3*F$1 e em seguida arraste o conteúdo de F3 até F8.

4.3. Seleccione a célula G3, introduza a fórmula =D3-E3-F3 e em seguida arraste o conteúdo de G3 até G8.

4.4. Seleccione a célula E3, introduza a fórmula =$D3*E$1 e em seguida arraste o conteúdo de E3 até F8.

5. Para preencher completamente a tabela deste exercício basta introduzir as fórmulas apresentadas nas figuras abaixo e utilizar o método de arrastar para completar as restantes células vazias. 



6.3. Para utilizar filtros seleccione no menu <Dados> as opções <Filtro> e <Filtro automático>. Os botões que surgem na primeira linha da tabela permitem seleccionar os dados a filtrar. Por exemplo, na figura que se segue foi seleccionada a opção Gervásio a partir do botão presente no rótulo Funcionário o que permitiu filtrar os dados de modo a visualizar apenas as linhas cujo funcionário é o Gervásio. 

A combinação de diferentes filtros por rótulo permite realizar operações de filtragem mais elaboradas. Por exemplo, na figura que se segue, para além da selecção anterior, foi seleccionada a opção café a partir do botão presente no rótulo Produto o que permitiu filtrar os dados de modo a visualizar apenas as linhas cujo funcionário é o Gervásio e cujo produto é o café. 

Posto isto, para calcular, por exemplo, quantos kg de café o Gervásio vendeu basta seleccionar o conjunto de células respeitantes à quantidade de vendas e utilizar o cálculo automático para verificar essa quantidade. 

6.4. Para iniciar o assistente de tabelas dinâmicas seleccione no menu <Dados> a opção <Relatório de tabela dinâmica...>. O passo 3 do assistente permite configurar quais os dados a apresentar na tabela e qual a sua disposição. Para tal, é necessário arrastar os rótulos do lado direito para as áreas definidas como PÁGINA, COL, LIN e DADOS. As figuras que se seguem apresentam respectivamente a configuração que responde à pergunta em causa e a tabela resultado dessa configuração. 



6.5. Para obter resumos de subtotais é necessário ordenar previamente as colunas sobre as quais se pretende aplicar o subtotal. Essa ordenação deve ser feita pela ordem inversa à qual pretendemos obter os subtotais. Sendo assim, para obter subtotais dos funcionários subdivididos em subtotais para cada produto é necessário ordenar primeiro a coluna dos produtos e só depois a dos funcionários. Para ordenar uma coluna, basta seleccionar uma célula dessa coluna e premir um dos botões de ordenação da barra de ferramentas. Para calcular subtotais basta seleccionar no menu <Dados> a opção <Subtotais...>. As figuras que se seguem apresentam respectivamente as caixas de selecção do subtotal para os funcionários e para os produtos. Na caixa de selecção para os produtos a opção Substituir subtotais actuais não deve ser seleccionada para manter o subtotal para os funcionários. A aplicação desta sequência de operações deverá conduzir a uma tabela idêntica à que se segue. 

     

6.6. Para criar um gráfico apenas com informação acerca do produto café utilize um filtro para eliminar as linhas relativas ao produto chá. Em seguida prima o botão da barra de ferramentas que inicia o assistente de gráficos. O passo 2 do assistente é o mais importante, pois é aquele que permite configurar quais os dados a apresentar no gráfico. As figuras que se seguem apresentam respectivamente essa configuração e o aspecto final do gráfico personalizado com legendas e títulos.