Informática para Engenharia das Ciências Agrárias

Sumários das Aulas Teóricas

Ano Lectivo de 1998/99


Aula 1: Apresentação (98.10.06)
Considerações gerais sobre o programa, bibliografia, método de avaliação e funcionamento das aulas práticas.

Aula 2: Conceitos básicos sobre o computador (98.10.13)
Software e hardware. Hardware básico de um computador: unidade de sistema e periféricos. Funcionalidade dos componentes principais: placa-mãe, processador, memória, unidade de disco, unidade de disquetes, placa gráfica. Unidades de informação: bits, bytes, Kbytes, Mbytes, Gbytes e Tbytes. Sistemas operativos e aplicações: hierarquia de funcionalidade.

Aula 3: Windows 95 I (98.10.15)
Introdução e aspectos gerais. Ambiente de trabalho. Botão Iniciar: as opções Programas, Documentos, Definições, Localizar, Ajuda, Executar e Encerrar. Barra de tarefas: propriedades e enquadramento com o ambiente multitarefa. Ícones: tipos e propriedades.

Aula 4: Windows 95 II (98.10.20)
Janelas: elementos de uma janela, operações básicas sobre janelas. Gestores de documentos e pastas: O Meu Computador e o Explorador do Windows. Seleccionar e abrir objectos, navegar na hierarquia de pastas, operações de edição, modos de visualização. Atalhos e a técnica de arrastar e largar. Acessórios do sistema: acessórios básicos, ferramentas de Internet, ferramentas de sistema, jogos, aplicações multimédia.

Aula 5: Excel I (98.10.27)
O que é e para que serve. Ambiente de trabalho: aspectos gerais. Livros, folhas de cálculo e células. Introduzir e visualizar dados. Tipos de dados: rótulos, valores e fórmulas. Formatar dados: formatação de células de texto e numéricas, relação entre números e datas, pincel de formatação, formatação condicional. Documentar dados: comentários e validação de dados. Economizar tempo: copiar e mover dados, preenchimento automático, actualização automática de referências.

Aula 6: Excel II (98.10.29)
Fórmulas: operadores aritméticos, de comparação, de texto e de referência; referências relativas, absolutas e a células em outras folhas; rótulos e nomes; valores de erro.

Aula 7: Excel III (98.11.03)
Funções: vantagens, funcionalidade, categorias e argumentos. Botão de soma automática. Cálculo automático. Funções lógicas, matemáticas, trigonométricas, de data e hora, de texto.

Aula 8: Excel IV (98.11.05)
Funções estatísticas, de informação, de base de dados, de consulta e referência. Gráficos: aspectos gerais e utilidade. Criar e formatar gráficos. Tipos de gráficos.

Aula 9: Excel V (98.11.10)
Manipular dados: formulários, filtros, ordenação, resumir e agrupar dados, tabelas dinâmicas. Imprimir e configurar impressão.

Aula 10: Base de dados (98.11.12)
O que são, para que servem, vantagens, facilidades. Pequeno Exemplo. Conceitos básicos: relações/tabelas, campos/atributos, registos/tuplos, domínios, base de dados relacionais, chaves primárias. Algumas regras a observar ao estruturar uma base de dados.

Aula 11: Access I (98.11.17)
Introdução. Ambiente de trabalho. Assistente de base de dados. Tabelas: assistente de tabelas, vista de folha de dados, vista de estrutura. Tipo de dados.

Aula 12: Access II (98.11.19)
Pequeno exemplo com tipo de dados. Propriedades dos campos das tabelas. Assistente de pesquisas.

Aula 13: Access III (98.11.24)
Tipos de relações: um-para-um, um-para-muitos, muitos-para-muitos. Integridade referencial. Tipos de associação: interna e externa.

Aula 14: Access IV (98.11.26)
Formulários: assistentes de formulários, vista de folha de dados, vista de estrutura. Controlos dinâmicos, estáticos, dependentes e com cálculos. Subformulários e formulários ligados.

Aula 15: Access V (98.12.03)
Propriedades dos formulários e dos controlos. Tipos de controlos. Relatórios: assistentes de relatórios, vista de estrutura, ver antes.

Aula 16: Access VI (98.12.10)
Secções: cabeçalhos, rodapés, detalhe, grupos. Sub-relatórios: dependentes e independentes. Consultas: vantagens sobre os filtros, relação com as tabelas, tipos de consulta, vista de folha de dados, vista de estrutura, critérios de selecção.

Aula 17: Access VII (98.12.15)
Consultas com campos de cálculo, com parâmetros, de resumo, de valores de topo, localizar duplicados, localizar não correspondentes.

Aula 18: Access VIII (98.12.17)
Consultas tabela de referência cruzada, eliminação,  actualização, acrescentar, criar tabela.

Aula 19: VBA I (99.01.05)
Introdução e História. O editor de VBA. Variáveis: declaração, visibilidade, longevidade e diferentes tipos. Operadores e precedências.

Aula 20: VBA II (99.01.07)
Procedimentos Sub e Function. Argumentos: declarar, passar e nomear argumentos; argumentos opcionais. Arrays: declarar e preencher arrays; arrays com várias dimensões.

Aula 21: VBA III (99.01.12)
Estruturas de decisão: execução condicional (If Then Else) e múltiplos testes (Select Case). Código em ciclo: ciclos condicionais (Do Loop).

Aula 22: VBA IV (99.01.14)
Código em ciclo: ciclos numeráveis (For Next). Objectos: conceito, hierarquia, propriedades, métodos e eventos.


Última Actualização: 3 de Fevereiro de 1999