Sistemas e Aplicações

Considerações Gerais

Ano Lectivo de 1998/99


Objectivos Gerais

Fornecer ao aluno experiência complementar no uso, configuração e administração dos sistemas e aplicações em que se baseiam os programas curriculares da área de Informática do ensino secundário.


Programa


Bibliografia


Avaliação

A avaliação dos alunos faz-se por realização de dois trabalhos práticos e um exame final escrito. O primeiro trabalho prático (TP1) é valorizado para 2 valores, enquanto que o segundo (TP2) é valorizado para 3 valores. O exame final (EF) é valorizado para 15 valores. Sendo assim, a nota final do aluno será obtida pela expressão: TP1 + TP2 + EF.

O primeiro trabalho prático traduz-se no desenvolvimento de uma aplicação no contexto do ambiente de trabalho do Microsoft Excel. O segundo trabalho envolve a conjugação do Microsoft Access e do Visual Basic for Applications para a criação de uma aplicação de carácter mais elaborado. O exame final é constituído por duas partes: uma primeira parte de carácter teórico com perguntas de escolha múltipla e uma segunda parte mais prática com perguntas de desenvolvimento sobre aspectos relacionados com a utilização das aplicações e linguagem de programação estudadas.

Não existe qualquer restrição no que diz respeito à frequência das aulas práticas nem às notas obtidas nos trabalhos práticos. Um aluno que não apresente qualquer trabalho prático pode igualmente obter aprovação à cadeira (fica, no entanto, condicionado a uma nota final máxima de 15 valores). Os alunos que realizem o exame de 2ª época para aprovação ou melhoria de nota, ficam igualmente condicionados pela anterior apresentação ou não dos trabalhos práticos e pelas notas neles obtidas.