Sistemas e Aplicações

Sumários das Aulas Teóricas

Ano Lectivo de 1998/99


Aula 1: Apresentação / Excel I (98.10.08)
Considerações gerais sobre o programa, bibliografia, método de avaliação e funcionamento das aulas práticas. Excel: aspectos gerais, ambiente de trabalho, livros, folhas de cálculo e células. Introduzir e visualizar dados. Tipos de dados: rótulos, valores e fórmulas. Formatar dados: formatação de células de texto e numéricas, relação entre números e datas, pincel de formatação, formatação condicional. Documentar dados: comentários e validação de dados. Economizar tempo: copiar e mover dados, preenchimento automático, actualização automática de referências. Fórmulas: operadores aritméticos, de comparação, de texto e de referência; referências relativas, absolutas e a células em outras folhas; rótulos e nomes; valores de erro.

Aula 2: Excel II (98.10.15)
Funções: vantagens, funcionalidade, categorias e argumentos. Botão de soma automática. Cálculo automático. Funções lógicas, matemáticas, trigonométricas, de data e hora, de texto, estatísticas, de informação, de base de dados, de consulta e referência. Gráficos: aspectos gerais e utilidade. Criar e formatar gráficos. Tipos de gráficos. Manipular dados: formulários, filtros, ordenação, resumir e agrupar dados, tabelas dinâmicas. Imprimir e configurar impressão.

Aula 3: Access I (98.10.22)
Conceitos basicos  sobre base de dados: relações/tabelas, campos/atributos, registos/tuplos, domínios, base de dados relacionais, chaves primárias, regras de estruturação. Access: aspectos gerais e ambiente de trabalho. Assistente de base de dados. Tabelas: assistente de tabelas, vista de folha de dados, vista de estrutura. Tipo de dados. Propriedades dos campos. Assistente de pesquisas.

Aula 4: Access II (98.10.27)
Tipos de relações: um-para-um, um-para-muitos, muitos-para-muitos. Integridade referencial. Tipos de associação: interna e externa. Consultas: vantagens sobre os filtros, relação com as tabelas, tipos de consulta, vista de folha de dados, vista de estrutura, vista de SQL, critérios de selecção. Consultas com campos de cálculo, com parâmetros, de resumo, de valores de topo, localizar duplicados, localizar não correspondentes, tabela de referência cruzada.

Aula 5: Access III (98.11.05)
Consultas eliminação,  actualização, acrescentar, criar tabela. Formulários: assistentes de formulários, vista de folha de dados, vista de estrutura. Controlos dinâmicos, estáticos, dependentes e com cálculos. Subformulários e formulários ligados. Propriedades dos formulários e dos controlos. Tipos de controlos. Relatórios: assistentes de relatórios, vista de estrutura, ver antes. Secções: cabeçalhos, rodapés, detalhe, grupos. Sub-relatórios: dependentes e independentes.

Aula 6: Access IV / VBA I (98.11.12)
Macros: acções, argumentos, grupos, condições. Execução de macros a partir de botões e de formulários. Painel de navegação. Arranque automático. Segurança: grupos, utilizadores e permissões. Visual Basic for Applications (VBA): história e aspectos gerais. Variáveis: tipos; declaração implícita e explícita; visibilidade e longevidade; constantes. Operadores aritméticos, relacionais, lógicos e de texto.

Aula 7: VBA II (98.11.19)
Procedimentos. Argumentos. Arrays. Estruturas de decisão. Ciclos condicionais e numeráveis. Funções de conversão de dados, de teste sobre os dados, de input/output básico.

Aula 8: VBA III (98.11.26)
Funções de manipulacao de strings e de manipulação de datas e horas. Objectos: propriedades, métodos, eventos, classes, instâncias, collections, hierarquia de objectos, variáveis como objectos. VBA e Excel: macros, relação entre macros e controlos de formulários, o editor de Visual Basic, código VBA como função do Excel, funções do Excel como código VBA. Objectos Workbook.

Aula 9: VBA IV (98.12.03)
Objectos  Worksheet. Objectos Range. VBA e Access: interacção, integração, módulos, opções do Access, hierarquia de objectos. Objectos Form.

Aula 10: VBA V (98.12.10)
Objectos Report. Objectos Control. Data Access Objects (DAO): hierarquia de objectos, objectos Database, objectos Recordset. Módulos de classe: data members, propriedades, métodos, eventos.

Aula 11:  (98.12.17)
Apresentação do 2º trabalho prático.

Aula 12: NT I (99.01.07)
Windows NT: arquitectura e principais características do sistema. Processo de boot: múltiplos sistemas operativos e o ficheiro Boot.ini. Configuracão da rede: identificação das máquinas, endereços IP, protocolos e serviços. Windows NT Domains: definição e configuração. Serviço DNS: configuração e funcionamento. Serviço DHCP: configuração e funcionamento.

Aula 13: NT II (99.01.14)
Serviço WINS: configuração e funcionamento. Contas de utilizador: global, local e user accounts. Grupos: globais, locais, locais ao domínio, implícitos. Contas: criar, modificar, propriedades, policies, user rights. Trust Domains: trusting e trusted domains. Shares: criar, mapear e permissões de partilha. Segurança no NTFS: Access Control Lists (ACL), proprietários, permissões básicas, conjuntos de permissões para ficheiros e directórios, regras de acesso, propagação das permissões.


Última Actualização: 3 de Fevereiro de 1999