Informática para Engenharia das Ciências Agrárias

Exercícios Práticos: Excel

Ano Lectivo de 1999/2000

  1. Seleccione o intervalo de células A1:B3. Mantendo o intervalo seleccionado, insira os dados tal como apresentados na figura que se segue.

    1. Descreva o que aconteceu ao escrever o J na célula A3?
    2. Para onde foi o cursor depois de carregar em ENTER na célula A3? Para onde teria seguido o cursor caso não estivesse seleccionado um intervalo? Será que existe alguma vantagem em seleccionar a área onde se pretende inserir dados?
    3. O que aconteceu ao nome José António depois de inserir Mau na célula B1?
    4. Altere a largura da coluna A para que o nome José António fique completamente visível. Será que pode fazer com que o Excel ajuste automaticamente a largura da coluna?
    5. Depois de introduzir os dados atrás referidos, percebeu que queria inserir os rótulos Nome e Classificação respectivamente nas primeiras células das colunas A e B. Descreva duas formas de resolver o problema sem eliminar os dados previamente introduzidos.
    6. Mude o nome da folha de cálculo para Classificações e guarde o livro com o nome PráticaExcel.xls.
    7. Formate a célula A1 (agora com o rótulo Nome) com tamanho de letra 12, negrito e alinhada ao centro. Use o Pincel de formatação para formatar a célula B1 tal como a célula A1.
    8. Como deveria proceder para copiar a tabela para um outro local da folha de cálculo? E para uma folha de cálculo diferente?

  2. Considere a seguinte tabela:

    1. Utilizando o preenchimento automático do Excel, qual é o número mínimo de células que precisa de preencher em cada coluna de forma a obter a tabela apresentada.
    2. Será que se substituirmos na célula B1 Seg por Segunda obtemos o mesmo efeito por parte do preenchimento automático? E se for por Segunda-feira? Porquê?
    3. Utilize o menu <Editar> seguido das opções <Preencher> e <Série...> para construir automaticamente uma série do tipo 2n (2; 4; 8; 16; 32; 64; ...).
    4. Depois de obter a série da alínea anterior, insira o seguinte comentário na primeira célula da série (célula com o valor 2): Série de crescimento 2n.

  3. Na disciplina Aprender a Aprender a avaliação dos alunos dividiu-se por dois trabalhos práticos e por um exame final.

    1. Insira os dados apresentados na figura e complete-os de forma a obter a classificação final de cada aluno na coluna E. A linha 8 representa a percentagem que cada avaliação tem no peso da classificação final dos alunos. Note que qualquer alteração a estas percentagens deverá reflectir-se automaticamente no valor das classificações finais.
    2. Acrescente um mecanismo de validação de dados com aviso de erro que evite a introdução de valores inferiores a 0 e superiores a 20 no intervalo B2:E6.
    3. Destaque com cor de preenchimento encarnada as classificações finais inferiores a 10 e com cor azul a classificação mais elevada.
    4. Introduza na célula E8 uma fórmula que represente a soma das percentagens. Condicione o formato da célula de modo a realçar o caso em que o seu valor não seja 100%.

  4. Crie uma folha de cálculo idêntica à figura que se segue.

    1. Complete a coluna C supondo que cada jogador tem apenas os dois nomes apresentados.
    2. Preencha as colunas E e F tendo em conta respectivamente os impostos designados pelos valores das células E1 e F1.
    3. Preencha a coluna G segundo a fórmula:
      • Vencimento Líquido = Vencimento - Imposto 13% - Imposto 25%
    4. Elimine o conteúdo do intervalo E3:F8. Insira uma fórmula na célula E3 de modo a que a sua cópia para as restantes células do intervalo E3:F8 garanta a correcção dos valores dos impostos tal como descrito anteriormente.
    5. Introduza um mecanismo de validação de dados por lista que apenas permita a selecção das hipóteses 10%, 11%, 12% e 13% na célula E1 e das hipóteses 20%, 25% e 30% na célula F1.

  5. Usando como referência a figura que se segue, crie uma tabela idêntica e utilize sempre que possível o pincel de formatação e o preenchimento automático para economizar tempo.

    1. Sem utilizar fórmulas, preencha a coluna Qnt Compras sabendo que a quantidade de café e de chá foi de 100 e 60 Kgs respectivamente para o mês de Janeiro, e que para os restantes meses foi igual à quantidade de vendas do produto no mês anterior.
    2. Preencha a coluna Preço Unitário sabendo que o preço por kg do café foi de 97$ em Janeiro e subiu 5% em cada mês e que o preço por kg do chá foi de 43$ em Janeiro e teve uma subida de 3% em cada mês. Arredonde o preço por Kg de modo a desprezar as casas decimais.
    3. Preencha as margens de lucro por mês (linha 31) usando a seguinte fórmula:
      • Margem = 23% + 2% * número do mês
    4. Preencha a coluna Despesas tendo em conta a seguinte fórmula:
      • Despesas = ( Preço Unitário * IVA ) * Qnt Compras
    5. Preencha a coluna PVP s/Iva de modo a que esta seja igual ao preço de compra do produto acrescido da margem de lucro relativa ao mês em causa.
    6. Complete as colunas PVP, Receitas e Lucro de modo análogo.
    7. Complete a linha 27, usando os seguintes critérios:
      • Colunas D e G: total das quantidades compradas e vendidas respectivamente.
      • Colunas E, H e I: valor médio dos preços a que os produtos foram comprados e vendidos.
      • Colunas F e J: total de despesas e receitas respectivamente.
      • Coluna K: total do lucro obtido (está célula deverá ser realçada com uma cor forte).
    8. Complete a linha 35, usando os seguintes critérios:
      • Colunas C, D e E: resumo das compras, vendas e lucro do produto Café.
      • Colunas G, H e I: resumo das compras, vendas e lucro do produto Chá.
      • Colunas K e L: data e hora correntes respectivamente.

  6. Responda às seguintes questões tendo por base a tabela construída no exercício anterior.

    1. Usando filtros e a ferramenta de cálculo automático obtenha os seguintes dados:
      • Qual dos funcionários é que obteve maior lucro?
      • Quantos kg de café é que cada funcionário vendeu?
      • Em quantos meses é que as receitas do chá ultrapassaram os 3.000$?
    2. Crie uma tabela dinâmica que permita observar para cada funcionário os totais das quantidades de compra, de venda e dos lucros dos dois produtos existentes.
    3. Actualize a tabela de modo a que o Preço Unitário de cada produto seja constante ao longo do ano (97$ para o café e 76$ para o chá). Obtenha um resumo da soma dos subtotais das despesas, receitas e do lucro para cada funcionário e para cada produto (para cada subtotal de um funcionário subdivida em subtotais para cada produto).
    4. Crie um gráfico que lhe pareça adequado para dar ênfase à relação entre a quantidade de kgs comprados e a quantidade de kgs vendidos ao longo dos meses para o produto café. Personalize o gráfico adicionando legendas e títulos.

  7. Tire partido das ferramentas de simulação de dados para responder às seguintes questões.

    1. Considere a função F(y) = 4y4+5y3+3y+60. Calcule y tal que F(y) seja igual a 3200.
    2. Considere a tabela que se segue.

      Crie os cenários a seguir apresentados e sumarie os resultados do conjunto de cenários.

      Cenário Optimista Realista Pessimista
      Vendas 500.000 unidades 400.000 unidades 300.000 unidades

    3. Certa empresa possui 3 fábricas e 3 armazéns dispersos geometricamente pelo país. As fábricas F1, F2 e F3 podem atingir uma produção máxima mensal respectivamente de 100, 50 e 120 unidades. Os armazéns A1, A2 e A3 têm uma necessidade mínima mensal respectivamente de 120, 60 e 70 unidades. O quadro que se segue indica os custos unitários de transporte entre as fábricas e os armazéns.

      Custos de Transporte A1 A2 A3
      F1 4 1 2
      F2 2 4 3
      F3 3 2 1

      Determine as quantidades que devem ser fornecidas por cada fábrica a cada armazém para que o custo total do transporte seja mínimo.


Última Actualização: 3 de Novembro de 1999