Informática para Engenharia das Ciências Agrárias

Sumários das Aulas Teóricas

Ano Lectivo de 1999/2000


Aula 1: Apresentação / Conceitos Básicos (1999.10.14)

Considerações gerais sobre o programa, bibliografia, método de avaliação e funcionamento das aulas práticas. Conceitos básicos sobre o computador: software e hardware. Hardware básico de um computador: unidade de sistema e periféricos. Funcionalidade dos componentes principais: placa-mãe, processador, memória, unidade de disco, unidade de disquetes, placa gráfica. Unidades de informação: bits, bytes, Kbytes, Mbytes, Gbytes e Tbytes. Sistemas operativos e aplicações: hierarquia de funcionalidade.

Aula 2: Windows 95 (1999.10.21)

Introdução e aspectos gerais. Ambiente de trabalho. Botão Iniciar: as opções Programas, Documentos, Definições, Localizar, Ajuda, Executar e Encerrar. Barra de tarefas: propriedades e enquadramento com o ambiente multitarefa. Ícones: tipos e propriedades. Janelas: elementos de uma janela, operações básicas sobre janelas. Gestores de documentos e pastas: O Meu Computador e o Explorador do Windows. Seleccionar e abrir objectos, navegar na hierarquia de pastas, operações de edição, modos de visualização. Atalhos e a técnica de arrastar e largar. Acessórios do sistema: acessórios básicos, ferramentas de Internet, ferramentas de sistema, jogos, aplicações multimédia.

Aula 3: Excel I (1999.10.28)

Ambiente de trabalho: aspectos gerais. Livros, folhas de cálculo e células. Introduzir e visualizar dados. Tipos de dados: rótulos, valores e fórmulas. Formatar dados: formatação de células de texto e numéricas, relação entre números e datas, pincel de formatação, formatação condicional. Documentar dados: comentários e validação de dados. Economizar tempo: copiar e mover dados, preenchimento automático, actualização automática de referências. Fórmulas: operadores aritméticos, de comparação, de texto e de referência; referências relativas, absolutas e a células em outras folhas; rótulos e nomes; valores de erro. Funções: vantagens, funcionalidade, categorias e argumentos. Botão de soma automática. Cálculo automático.

Aula 4: Excel II (1999.11.04)

Funções lógicas, de texto, matemáticas e trigonométricas, de data e hora, estatísticas, de consulta e referência, de base de dados, de informação e financeiras.

Aula 5: Excel III (1999.11.11)

Gráficos: aspectos gerais e utilidade. Criar e formatar gráficos. Tipos de gráficos. Manipular dados: formulários, filtros, ordenação, resumir e agrupar dados, tabelas dinâmicas. Simulação de dados: tabelas de simulação, cenários, atingir objectivo, solver. Imprimir e configurar impressão.

Aula 6: Access I (1999.11.18)

Conceitos básicos sobre base de dados: o que são, para que servem, vantagens e facilidades. Pequeno Exemplo. Relações/tabelas, campos/atributos, registos/tuplos, domínios, base de dados relacionais, chaves primárias, regras de estruturação. Access: aspectos gerais e ambiente de trabalho. Assistente de base de dados. Tabelas: assistente de tabelas, vista de folha de dados, vista de estrutura. Tipo de dados. Propriedades dos campos. Assistente de pesquisas. Tipos de relações: um-para-um, um-para-muitos, muitos-para-muitos. Integridade referencial. Tipos de associação: interna e externa.

Aula 7: Access II (1999.11.25)

Formulários: assistentes de formulários, vista de folha de dados, vista de estrutura. Controlos dinâmicos, estáticos, dependentes e com cálculos. Subformulários e formulários ligados. Propriedades dos formulários e dos controlos. Tipos de controlos. Relatórios: assistentes de relatórios, vista de estrutura, ver antes. Secções: cabeçalhos, rodapés, detalhe, grupos. Subrelatórios: dependentes e independentes.

Aula 8: Access III (1999.12.02)

Consultas: vantagens sobre os filtros, relação com as tabelas, tipos de consulta, vista de folha de dados, vista de estrutura, critérios de selecção. Consultas com campos de cálculo, com parâmetros, de resumo, de valores de topo, localizar não correspondentes, eliminação e actualização.

Aula 9: VBA I (1999.12.09)

Introdução e História. Variáveis: declaração, visibilidade, longevidade e diferentes tipos. Operadores e precedências. Procedimentos Sub e Function. Argumentos: declarar, passar e nomear argumentos; argumentos opcionais. O editor de VBA. Código VBA como função do Excel. Estruturas de decisão: execução condicional (If Then Else) e múltiplos testes (Select Case).

Aula 10: VBA II (1999.12.16)

Código em ciclo: ciclos condicionais (Do Loop) e ciclos numeráveis (For Next). Objectos: conceito, hierarquia, propriedades, métodos e eventos.

Aula 11 (2000.01.06)

Revisões.


Última Actualização: 5 de Janeiro de 2000