INForum 2015 - 7º Simpósio Nacional de Informática

Luís Veiga and Ricardo Rocha

September 2015


Preface

Estas atas correspondem à 7ª edição do Simpósio Nacional de Informática, INForum 2015, que se realizou na Universidade da Beira Interior, nos dias 7 e 8 de setembro de 2015.
O INForum é um evento anual de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da Informática, constituindo um fórum privilegiado para a apresentação, divulgação e discussão de trabalhos científicos e avanços tecnológicos em diferentes áreas da Informática. Nesta edição do INForum realizam-se sete sessões temáticas: Nesta edição foram aceites dois tipos de contribuições: (i) artigos, apresentando resultados de trabalho de investigação científica realizado em contexto académico ou industrial, e (ii) comunicações, cujo objetivo é permitir a divulgação de uma forma mais expedita e informal de trabalho de I&D desenvolvido na comunidade. No total, o conjunto de sessões atraiu a submissão de 77 trabalhos, 60 artigos e 17 comunicações.
Cada artigo foi sujeito a um processo de revisão seletivo pela comissão de programa da sessão respetiva, tendo sido, na quase totalidade dos casos, avaliado por pelo menos três revisores. A aceitação de cada comunicação foi decidida igualmente pela comissão de programa da sessão respetiva, com base na análise dos resumos estendidos submetidos. No final, foram selecionados 30 artigos, que estão incluídos nestas atas, e 15 comunicações. Todos os trabalhos aceites, artigos ou comunicações, poderam ainda contribuir adicionalmente com a exposição de um poster.
O programa do evento incluiu ainda duas palestras convidadas e uma sessão com representantes da Indústria. As palestras convidadas foram proferidas por Yves Bertot, do INRIA, e José Alegria, da PT Portugal. Os resumos de ambas as palestras estão incluídos nestas atas.
O trabalho da Comissão de Programa apenas foi possível devido à preciosa colaboração que recebemos de diversos colegas e entidades. À Comissão Coordenadora, agradecemos a confiança depositada e ao seu presidente, António Casimiro, agradecemos a disponibilidade, orientação e apoio prestado. Aos coordenadores das várias sessões e respetivas comissões de programa, agradecemos todo o esforço e cuidado colocado na análise e discussão dos trabalhos submetidos. Aos oradores convidados, agradecemos a gentileza de terem aceite enriquecer o programa do INForum com a sua presença. Aos membros do júri para a atribuição do prémio de melhor artigo, um agradecimento especial por terem aceite o convite e pela colaboração prestada. À Comissão Organizadora, coordenada pelo Simão Sousa, agradecemos todo o apoio prestado e o excelente trabalho de organização.
Estamos igualmente reconhecidos à Universidade da Beira Interior, pelas excelentes condições diponibilizadas para acolher o evento, aos autores do software de gestão de conferências EasyChair, pela inestimável ajuda que nos proporcionaram, e a todos os patrocinadores, parceiros e apoiantes do INForum.
Por ultimo, o nosso especial obrigado vai para todos os autores dos trabalhos submetidos, por manterem viva a chama do INForum, e para todos os participantes, por fazerem do INForum um evento privilegiado de promoção e intercâmbio de conhecimento da comunidade nacional de Informática.

Agosto 2015

Luís Veiga e Ricardo Rocha

Bibtex

@Proceedings{inforum2015,
  editor =    {L. Veiga and R. Rocha},
  title =     {{Atas do 7º Simpósio Nacional de Informática (INForum 2015)}},
  month =     {September},
  year =      {2015},
  address =   {Covilhã, Portugal},
}

Download Proceedings

PDF file