Desactivar DNS lookup quando se escreve uma gralha fora do modo de configuração


Estando no modo EXEC, ao escrever-se um comando que não existe (o que pode acontecer por uma gralha) o router tenta resolvê-lo como se de um nome DNS se tratasse. Esta característica é particularment irritante pelo facto de que, ao não ter servidores de DNS configurados nas nossas montagens, a linha de comando do router fica bloqueada por vários segundos, até que ocorra um timeout. Isto deve-se ao facto de o modo de transporte predefinido ser o telnet, i.e., ao introduzir um nome que não corresponde a nenhum comando, o router interpreta-o como o nome de uma máquina para a qual se quer fazer um telnet. As solução para este problema consiste em mudar o modo de transporte preferido para none, por forma a que um comando inexistente origine um erro e que para fazer telnet tenha que se usar explicitamente esse comando. Para tal, deve adicionar à configuração do router o seguinte:

Router(config)#line console 0
Router(config-line)#transport preferred none

NOTA: se em vez da consola estiver ligado através de telnet, em vez de "console 0" terá que utilizar o terminal virtual correspondente, e.g., "vty 0 4".

Método alternativo

Em alternativa (ou complemento) pode também usar o comando terminal escape-character 3 para indicar ao router para usar CTRL-C como carácter de escape, o que lhe permite interromper o processo de DNS lookup. Este método permite ainda interromper a qualquer momento comandos ping e traceroute corridos no router.