Prova de Qualificação - Olimpíadas Nacionais de Informática 2020

Bem-vindo à Prova de Qualificação das Olimpíadas Nacionais de Informática 2020. Esta prova irá decorrer desde as 12:00 do dia 23 de Abril até às 18:00 do dia 25 de Abril. Durante esse tempo poderão tentar resolver 4 problemas (enumerados de A a D) e submetê-los na plataforma Mooshak, cujas credenciais devem ter recebido por e-mail.

Cada problema vale 100 pontos, dos quais podem obter pontuações parciais por soluções que apenas resolvem parte do problema. A pontuação na qualificação será igual à soma de das vossas últimas submissões em cada problema. A pontuação oficial e final só é conhecida depois da da prova terminar.

Este ano temos algumas novidades nos problemas que vos apresentamos. Principalmente a pensar em que nunca participou antes, aqui estão algumas informações gerais:

Se tiverem perguntas por favor utilizem o sistema de perguntas do Mooshak. Não coloquem qualquer tipo de código ou qualquer sugestão de solução, a vossa pergunta será vista por todos os concorrentes. Se não obedecerem a esta regra podem ser desqualificados.

Novidades

Partes de Problemas

Cada problema está dividido em várias partes. Cada parte está relacionada com a anterior, mas é um problema completamente diferente. Isto significa que na prática têm de resolver vários problemas relacionados num. Algumas coisas a saber sobre este assunto:

Pré-Testes

Contrariamente aos anos anteriores, quando submeterem um código no Mooshak da qualificação, terão como resultado um número de 0 a 100. Isto porque cada problema terá um caso de teste por subtarefa, a valer exatamente o número de pontos dessa subtarefa. Estes casos de teste não representam a vossa pontuação real, são apenas uma forma de pré-teste que vos permite avaliar se o código se está a comportar como esperado. Em particular, nenhum dos pré-testes contará para a pontuação final, esta terá um conjunto de testes distintos.

Cada pré-teste tará dimensões próximas das dimensões máximas da subtarefa correspondente, ou seja, o pré-teste de uma subtarefa onde uma váriavel de N é menor ou igual a 104 será atribuído um valor de N muito próximo ou igual a 104.

Nota importante: é muito importante sublinhar que a pontuação obtida nos pré-testes não influencia a vossa pontuação final. Ou seja, mesmo que tenham 100 pontos de pré-testes numa submissão de um problema, podem vir a ter 0 pontos se o vosso programa falhar todos os testes finais. Do mesmo modo, 0 pontos num pré-teste não significa que tenham 0 pontos nesse grupo de testes na classificação final.

Informação técnica

Linguagens de programação

Linguagem Compilador Versão Comando de compilação Extensão
C gcc 8.3.1 gcc -Wall -lm .c
C++ gcc 8.3.1 g++ -Wall -std=gnu++14 .cpp
Java Java (TM) SE Runtime Environment 1.8 javac .java
Pascal Free Pascal 3.0.4 fpc -v0w -oprog .pas

Limites de tempo e memória

Problema A Problema B Problema C Problema D
1 segundo 1 segundos 4 segundos 0.5 segundos

Qualificação para a final das ONI'2020
(23/04 a 25/04 de 2020)