Projeto/Estágio de 1º Ciclo do DCC


Última actualização: 2015/1/9

Momentos de avaliação

Os projetos/estágios serão avaliados apenas na época normal de exames do semestre em que este decorre

A data limite para entrega de relatórios de projeto/estágio para os estudantes de licenciatura é definida pelo calendário escolar da FCUP

Elementos de avaliação

A avaliação de cada projeto/estagio será feita tendo por base os seguintes elementos:

O relatório e a informação do orientador serão avaliados segundo os critérios definidos na candidatura

Conteúdo, estrutura e formatação do relatório

O relatório deve descrever de forma rigorosa e detalhada as actividades efectuadas pelo aluno na empresa ou instituição de acolhimento. Espera-se uma descrição concisa, clara e directa destas actividades com o mínimo de elementos supérfluos quer de conteúdo, quer de estilo.

Não deve ser a colecção de toda a informação recolhida, a listagem completa dos programas desenvolvidos, nem um manual de utilização. A ênfase deverá ser uma listagem cronológica das actividades efectuadas, onde são explicadas as tecnologias e métodos que usou.

O relatório deverá conter as seguinte estrutura:

Capa
Título / Autor / Data
Introdução
Introdução ao tema do trabalho realizado, descrição dos objectivos a cumprir durante o estágio, descrição da empresa acolhedora
Estado da Arte
Descrição das tecnologias utilizadas, assim como das tecnologias alternativas que foram consideradas mas descartadas.
Descrição do Trabalho Realizado
De forma cronológica e divididas em sub-secções devem ser descritas as várias tarefas realizadas durante o período de estágio, incluindo métodos e resultados.
Conclusão
Análise crítica do trabalho realizado, incluindo uma auto-avaliação.
Apêndices
Bibliografia, excertos de listagens de código, etc.

O relatório deve ser formatado em páginas A4, com tamanho de letra 11pt. As páginas, secções e figuras devem ser numeradas. Espera-se um mínimo de 15 páginas e um máximo de 20 de texto, nas secções entre a introdução e a conclusão, incluindo estas. Estes limite não inclui capa, índices e apêndices.

Os alunos que queiram usar LaTeX (não é obrigatório) poderão usar este estilo.

Demonstrações em vídeo (opcional)

Muitos dos trabalhos desenvolvidos durante o estágio resultam em algo cujo funcionamento pode ser demonstrado. Uma demonstração não substitui a descrição do relatório mas pode complementa-la e contribuir para uma melhor avaliação do trabalho desenvolvido. Por isso, embora seja opcional, os alunos são encorajados a produzir uma demonstração.

A demonstração deve ser registada em vídeo e ter um máximo de 5 minutos. O vídeo pode incluir capturas de écran e de câmara, ou ter apenas um dos tipo de captura. Podem ser inseridos textos sobre o vídeo, ou áudio, para destacar pontos importantes da demonstração.

O vídeo com a demonstração deve ser colocado numa plataforma de distribuição de vídeo digital (ex: YouTube, Vimeo) e o respetivo URL deve ser incluído no relatório, preferencialmente de forma que se possa navegar para ele a partir do PDF.

Apenas o PDF deve ser enviado por email para o responsável da UC, eventualmente com um único apontador para um vídeo alojado remotamente. Em qualquer circunstância devem os vídeos, outro tipo de anexos, ser enviados por email, Qualquer elemento que seja considerado relevante para a avaliação e que não fique bem descrito no relatório, pode ser incluído no vídeo, mas não deve ser enviado por email.