Departamento de Ciência de Computadores da FCUP reúne a sua comunidade para celebrar o passado, reconhecer o presente e inspirar o futuro desta área.
No dia 25 de outubro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinala 40 anos de formação em Ciência de Computadores, com um evento pensado para comemorar quatro décadas de um “contributo fundamental” no desenvolvimento desta área.
A iniciativa, organizada pelo Departamento de Ciência de Computadores (DCC), terá lugar no Auditório Ferreira da Silva e será uma oportunidade única de reunir docentes, investigadores, estudantes, colaboradores, antigos colaboradores, alumni e empregadores deste departamento pioneiro “na formação de profissionais, na investigação e na criação de pontes entre a academia e a indústria“. O objetivo é celebrar o passado, reconhecer o presente e inspirar o futuro da Ciência de Computadores.
Com esse propósito, ao longo de todo o dia, vários serão os momentos de reflexão sobre a trajetória e mérito do DCC, mas também sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) nesta área. O convidado palestrante será reputado professor e investigador Moshe Y. Vardi que vai falar sobre eficiência, resiliência e o papel da IA.
O programa integra igualmente um painel dedicado aos alumni, uma peça fundamental na história deste departamento. Nesta sessão, antigos estudantes irão partilhar os seus percursos profissionais de sucesso com os participantes.
O evento é aberto a estudantes, alumni, docentes, antigos docentes, funcionários, antigos funcionários do DCC. A entrada é gratuita, mas tem inscrição obrigatória até 17 de outubro de 2025.
A história da Ciência de Computadores na FCUP
O ensino de Ciência de Computadores na FCUP iniciou-se em 1985, com a Licenciatura em Matemática Aplicada – Ramo de Ciência de Computadores, a primeira licenciatura em Informática na U.Porto. Em 1994 passou a designar-se Licenciatura em Ciência de Computadores.
Em 1996, ano da criação do Departamento de Ciência de Computadores (DCC), a oferta formativa em Ciência de Computadores expandiu-se com a criação da Licenciatura em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e dos mestrados em Ciência de Computadores e em Inteligência Artificial e Computação.
Atualmente, o DCC está envolvido em quatro licenciaturas (duas em parceria com a FEUP), sete mestrados (três envolvendo colaborações com FEUP, FMUP, ICBAS e FFUP) e dois programas doutorais, envolvendo mais de 2.000 estudantes e cobrindo áreas como nas áreas de Ciência de Computadores, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Segurança Informática, Engenharia de Redes e Sistemas, Bioinformática e Informática para a Saúde.
Por Renata Silva / FCUP
