cibersegurança

A equipa do xSTF (Extreme Security Task Force), da FCUP, ficou no top 10 das equipas europeias e irá disputar a final da competição do CSAW-CTF nos dias 6 e 7 de novembro.


Os estudantes da Faculdade de Ciências, Guilherme Coutinho, Diogo Coelho, David Coutinho e Rafael Castilho, estão entre os 10 finalistas da maior competição académica de cibersegurança a nível europeu

A equipa do xSTF (Extreme Security Task Force), núcleo criado há dez anos no Departamento de Ciência de Computadores para participações em concursos nacionais e internacionais, destacou-se na ronda de qualificações da competição online Capture The Flag (CTF) do evento CSAW, na qual terminou no top 10 europeu, na quarta posição, entre mais de 400 equipas a conseguir pontuar.

O CSAW CTF é uma das iniciativas CTFs mais antigas e de maior dimensão. Concebido como um CTF de nível introdutório, no estilo Jeopardy, esta competição destina-se a estudantes que estão a ingressar na área de segurança, bem como a estudantes avançados e profissionais da indústria que desejem praticar as suas competências e técnicas.

A CSAW é o evento de cibersegurança mais abrangente do mundo, organizado por estudantes. Esta iniciativa serve como plataforma de aprendizagem e como inspiração para alunos da área da cibersegurança que procurem oportunidades de formação e carreira.

Entre os dias 6 e 7 de novembro, a equipa de Guilherme, Diogo e Rafael, do Mestrado em Segurança Informática e David, da licenciatura em Engenharia Informática e Computação (partilhada entre a FCUP e a FEUP), irá competir na final do CSAW-CTF, que decorrerá online ao longo de 36 horas.


Sobre a xSTF

O xSTF (Extreme Security Task Force) foi criado em 2015 no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, com o apoio dos professores Luís Filipe Antunes e Manuel Eduardo Correia. Tem funcionado em paralelo com o Mestrado em Segurança Informática como atividade extracurricular.

A equipa é constituída por alunos de licenciatura e diversos mestrados do DCC. Para além de investigar falhas de segurança, realizar workshops e sessões de formação na Universidade, a equipa participa em competições regularmente.

Atualmente, é liderada pelo estudante Guilherme Coutinho e pelo professor João Resende.

A equipa encontra-se no top 100 mundial no ranking do ctftime.org. Existem treinos semanais abertos a todos os cursos da Universidade do Porto.


Por Renata Silva / FCUP