concurso programação

Na fotografia, 4 equipas, 2 coaches e 1 voluntário da U.Porto.


Várias equipas de estudantes das Faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP) brilharam na mais recente edição da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), que decorreu no dia 18 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro. A U.Porto dominou o pódio da competição com a conquista de medalhas de ouro, prata e bronze. 

Na liderança ficaram os “Tiny Silly Problem”, que conseguiram resolver 8 dos 10 problemas propostos. A equipa é composta pelos estudantes Marco Vilas Boas, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP), Félix Martins, do Mestrado em Inteligência Artificial (FEUP e FCUP), e Patrick Daniel, do Mestrado em Ciência de Computadores (FCUP). 

Já uma das medalhas de prata da competição ficou para os “Long long main“, dos estudantes Luís Barbosa, Luís Gonçalves e Sofia Sousa (todos do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP e FCUP), por conseguirem resolver quatro dos problemas propostos.   

Em 5º lugar da competição foi entregue aos “oneL”, que conquistaram o bronze, também com a resolução de quatro dos desafios da competição. Desta equipa fazem parte os estudantes Filipe Zheng, do 2º ano da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (FCUP e FEUP), Miguel Rocha e Rayner Sulyak, do 1º e do 2º ano da licenciatura em Ciência de Computadores (FCUP), respetivamente.  

Na competição participaram ainda os “The CodeFathers”, dos estudantes do 3º ano Joana Louro e Luís Santos, da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, e Luís Santos e Pedro Machado, da licenciatura em Ciência de Computadores, que terminaram em 13º lugar.   

As equipas tiveram como treinadores Pedro Ribeiro, docente do DCC da FCUP e André Restivo, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP.  Este é o terceiro ano em que as equipas da FEUP e da FCUP competem sob a bandeira unificada da Universidade do Porto.

“Estes resultados destacam o talento e a dedicação dos nossos estudantes, bem como a colaboração entre a FEUP e a FCUP. Em particular, a equipa vencedora, composta por elementos de ambas as faculdades e de um curso conjunto, mostra como a cooperação dentro da Universidade do Porto pode levar a resultados de excelência”, destaca André Restivo, docente no Departamento de Engenharia Informática da FEUP. 

Já Pedro Ribeiro, docente da FCUP, salienta também “o gratificante esforço conjunto de duas faculdades que percebem que a UP como um todo é mais forte e unida numa área de grande prestígio”. “A participação nos concursos e toda a preparação e treino que envolvem tem grande relevância no crescimento científico dos nossos participantes, e temos orgulho em ver nos atuais e anteriores concorrentes um leque vasto de percursos de excelência académica e profissional”, acrescenta.  

As três equipas medalhadas vão agora representar a Universidade do Porto no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2025, que se realiza de 21 a 23 de novembro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. 


Sobre o MIUP 

A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é uma prova de programação que tem como destinatários os estudantes do ensino superior. A prova é disputada por equipas, com um máximo de 3 elementos, onde, durante 5 horas as equipas procurarão resolver entre 9 e 11 problemas diversos recorrendo às linguagens de programação C, C++, Java ou Python. 

A competição permite que os participantes testem a sua capacidade de resolução de problemas, possibilitando, em simultâneo, o convívio e a troca de experiências entre alunos e professores das instituições de ensino superior portuguesas. 


Por Renata Silva / FCUP