A Sílvia Rocha é licenciada em Ciência de Computadores e tem Especialização do Mestrado em Informática no Ramo de Sistemas e Redes. Atualmente, assume a função de VP of Engineering na OutSystems.
É sobre a sua experiência enquanto estudante do DCC-FCUP que deixa aqui o seu testemunho.
"Entrei na primeira opção em Ciência de Computadores, e com a atribuição de uma bolsa de estudos completa. A minha família fez vários sacrifícios para permitir a minha entrada na faculdade. Trabalhei muito para honrar este esforço e concretizei esse objetivo, tornando-me a primeira pessoa da família a ingressar na universidade.
A Licenciatura em Ciência de Computadores, tinha um currículo ambicioso e inovador em várias áreas como Programação, Sistemas Operativos, Compiladores, Bases de Dados, Interfaces Gráficas, Redes e Sistemas Distribuídos, Inteligência Artificial, … Em retrospectiva, foi a oportunidade de uma vida formar-me na Universidade do Porto.
No Departamento de Ciência de Computadores (DCC) encontrei um local onde os alunos eram tratados como adultos desde o início. Como uma jovem adulta, isto foi um catalisador. A comunidade de professores e alunos era formidável, pautada por um espírito de respeito e colaboração muito fortes, fiz lá vários amigos para a vida toda! Os nossos professores eram inspiradores, ao mesmo tempo que colaboravam activamente na comunidade científica internacional, eram muito acessíveis e dedicados aos alunos.
Os laboratórios do DCC tinham um excelente nível de investimento com muitas máquinas topo de gama, como nunca tinha visto. Durante a licenciatura surgiu a oportunidade para trabalhar a tempo parcial na equipa de Administração de Sistemas e, apesar de intimidada, não pensei duas vezes. Esta foi a minha primeira experiência profissional, o que foi outro salto muito importante para o meu desenvolvimento.
Trabalhar no DCC durante a licenciatura permitiu-me aplicar, na prática, muito do que aprendia nas aulas, e indo mais além em temas como gestão de Sistemas Operativos, Hardware, Gestão de Projectos, ... Evoluí imenso, aprendendo com pessoas altamente capazes e conhecedoras num ambiente de trabalho fantástico. Fazíamos helpdesk aos professores e alunos do curso, mantinhamos a infraestrutura dos laboratórios, marcou-me especialmente uma das primeiras Linux Installation Parties que realizamos, no âmbito de um evento público mais lato, designado de “DCC ao Rubro”.
Sonhando mais alto, e acreditando nas minhas capacidades, arrisquei fazer o estágio de final de curso numa tecnologia que me era desconhecida. Valeu o risco, completei o estágio com 19 valores e uma proposta de trabalho. No DCC, muito mais do que nos ensinarem a utilizar ferramentas, somos ensinados a pensar, a abstrair os problemas, a nos adaptarmos e a superar desafios - a superar-nos a nós mesmos.
Concluída a minha licenciatura candidatei-me a um projecto de investigação Europeu no DCC, onde tive a oportunidade de colaborar com universidades e empresas tecnológicas europeias de topo, para a definição do standard 3G de redes móveis. Participei numa organização em escala, onde a nossa stream de trabalho encaixava em tantas outras, como uma peça numa máquina muito maior. Esta experiência única permitiu diferenciar no mercado de trabalho, tornou-me capaz de ver a floresta a partir da árvore, tanto numa perspectiva técnica, como organizacional. Em paralelo concluí a pós-graduação em Sistemas e Redes por forma a aprofundar temas como Segurança, Arquitectura de Sistemas, e Inteligência Artificial.
Hoje, após 25 anos de experiência profissional, reconheço que não poderia ter sido melhor preparada para o mercado de trabalho. Após ter desempenhado funções em múltiplas empresas, de destaque nacional e internacional, em variadas Indústrias, praticamente em todas elas ascendi rapidamente a funções de elevada responsabilidade desde cedo.
Nunca esquecerei o DCC e a forma como me encorajou a atingir todo o meu potencial. Trago próximo do coração estes preciosos anos de formação, no que representaram para mim, como profissional e, acima de tudo, como pessoa. Um enorme obrigada!"
(Outubro 2025)