Notícias: Startups e Spin-offs

App capaz de rastrear Covid-19 sem invadir privacidade

Dois alumni do DCC, André Francisco e Carlos Lei Santos, fundadores da HypeLabs, startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveram uma aplicação capaz de informar os utilizadores da possibilidade de terem estado no mesmo espaço de alguém que está infetado com Covid-19. Baseada numa tecnologia que permite localizar telemóveis de forma anónima e sem recurso à internet, a CovidApp já está a ser utilizada em mais de 30 países.

Os registos dos “encontros” ficam armazenados durante 14 dias no dispositivo e apenas são enviados para um servidor central, que cruza todos estes dados e percebe se existiu algum potencial contágio. Caso exista alguma probabilidade, o smartphone emite um alerta com algumas recomendações.

André Francisco e Carlos Lei Santos, que frequentaram a licenciatura em Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), criaram esta aplicação que deteta a proximidade física entre smartphones e que informa os utilizadores, através de alertas, da probabilidade de terem estado no mesmo espaço de alguém infetado. A CovidApp (não confundir com esta) funciona em diferentes sistemas operativos, sem necessidade de ligação à internet e com o smartphone bloqueado ou sem utilização.

25/03/20

Fundadores da SMARTEX integram a lista da revista Forbes "30 Under 30" de 2020

Alumnus do DCC é um dos fundadores

13/04/20

Adyta.Phone: app para um teletrabalho mais seguro

Docente e Alumini do DCC na equipa de desenvolvimento.

26/04/20

O cibercrime durante a pandemia Covid-19