Estágio/Projeto 1º sem (CC3050), 2022/23

Departamento de Ciência de Computadores, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Regente: Eduardo R. B. Marques

Ficha curricular detalhada no Sigarra

Acesso ao Moodle (alunos inscritos apenas)

Resumo

Os planos de estudos da LCC incluem a unidade curricular (UC) de Estágio/Projeto com caráter opcional.

Projetos correspondem à realização de um trabalho em ambiente supervisionado por orientador na universidade. A nota final será dada com base em informação obtida do orientador através de uma ficha de avaliação e com base num relatório final elaborado pelo aluno.

Estágios correspondem à realização de um trabalho em empresa, supervisionado por orientador na empresa. A nota final será dada com base em informação obtida do orientador através de uma ficha de avaliação e com base num relatório final elaborado pelo aluno. Os estágios são feitos em colaboração com empresas ou outras instituições, sendo estas responsáveis pela orientação do aluno.

No início do semestre haverá uma reunião com os alunos inscritos à unidade curricular em que serão esclarecidos os detalhes do funcionamento da mesma.

Propostas

Submissão (empresas/instituições proponentes)

Para a submissão de propostas poderá usar um formulário online OU preencher e enviar o modelo de proposta de estágio para ebmarques@fc.up.pt com o assunto “Estágios LCC”.

Consulta (alunos)

As propostas serão disponibilizadas aos candidatos via Moodle (acesso reservado a alunos de Projeto/Estágio).

Calendário

Fase Prazo
Recepção e validação de propostas até 23 setembro, 2022
Reunião com alunos entre 19 e 23 setembro (data a anunciar)
Entrevistas de seleção 26 a 5 de outubro, 2022
Execução (16 semanas) 6 Out./2023 a 23 Jan./2023
Entrega de relatório 23 de janeiro, 2023
Avaliação 23 de janeiro a 3 de fevereiro, 2023

Elaboração do relatório final

Veja instruções aqui.

Documentos / processo formal

A realização de estágios requer a formalização de:

[Informação detalhada disponível aqui]

Avaliação

Veja a informação disponibilizada no Sigarra.

Perguntas frequentes

Pode colocar questões gerais via fórum interno do Moodle ou, para dúvidas mais específicas, contactar por email o regente da UC.

Como é que eu faço o meu CV?

No contacto inicial com as empresas proponentes dos estágios, os alunos devem fornecer um Curriculum Vitae (CV) que facilite o processo de seleção. O CV é um documento que resume o vosso percurso até ao momento e que destaca o mais importante para a decisão de recrutamento. Provavelmente não têm ainda muita experiência profissional. No entanto, devem referir o vosso desempenho escolar (média, UCs em se destacaram); trabalhos escolares que ilustrem a vossa competência; conhecimentos específicos na área (linguagens de programação, ferramentas de desenvolvimento, sistemas operativos); alguma experiência profissional (mesmo que não seja na área); outras experiências relevantes (ex: Erasmus); domínio de línguas estrangeiras; hobbies e interesses. Existem várias ferramentas online para aluda na construção de CV, como o Euro Pass, o cvmaker ou o do Live Career só para dar alguns exemplos.

Evitem que o CV seja um documento estático. Tentem adequa-lo a cada caso, destacando as características que melhor vos qualificam para cada projeto. Ao enviarem um email com o CV procurem justificar a escolha do projeto enquadrando-no no vosso percurso e interesses.

Devem também considerar tem 2 versões do vosso CV, uma em português e outra em inglês. Muitas das empresas a operar no Porto têm colaboradores estrangeiros e isso facilita o processo de seleção.

Gostaria de propor uma empresa para estagiar. Posso?

Os alunos não têm necessidade de propor empresas ou projetos. O responsável pela UC contactará atempadamente as empresas e instituições que habitualmente colaboram com o DCC, pedindo-lhes para submeter propostas de estágio. Estas propostas serão depois divulgadas pelos inscritos à UC, que são posteriormente selecionados pelas empresas cujos projetos lhes interessaram mais.

No entanto, os alunos poderão ter interesse em estagiar em empresas de uma determinada área geográfica (perto da sua residência, por exemplo) ou de uma determinada área de atuação (empresas de produção jogos, por exemplo), que podem ser pouco frequentes entre as empresas que habitualmente colaboram com o DCC.

Se os alunos tiverem contactos em empresas onde tenham interesse em estagiar, podem pedir a um responsável dessa empresa que contacte o responsável da UC, manifestando o seu interesse e disponibilidade para acolher estagiários.

Sendo oportuno, o responsável da UC poderá incluir essa empresa na lista das interessadas em fornecer estágio alunos do DCC. Estes contactos prévios devem ser realizados com a antecedência, preferencialmente antes do início do semestre em que terá lugar o estágio.

Quantas horas por semana tem o estágio?

O Estágio é uma unidade curricular com 12 ECTS num semestre letivo com 30 ECTS. Portanto, durante o tempo de permanência na empresa os alunos deveriam trabalhar 2 dias de uma semana de 5 dias úteis. Meio tempo, tomado literalmente, são 2,5 de 5 dias úteis. Sendo assim, os alunos devem estar sensivelmente a um pouco menos de meio tempo nas empresas de acolhimento. O horário de trabalho deverá ser acordado caso-a-caso entre o estagiário e a empresa, tendo em conta o horário do aluno às outras unidades curriculares e as disponibilidades da empresa.

O estágio tem 324 horas totais (e de contacto). São as horas do estágio na empresa?

As 324 horas são horas totais, não são horas de trabalho na empresa. São horas de trabalho para a unidade curricular (UC), que incluem o tempo de prospeção e seleção do projeto e a escrita do relatório

A título de exemplo, as unidades curricular de 6 ECTS (a maioria) tem 56 horas de contacto (aulas) o que perfaz 162 horas totais, contando outro trabalho para a UC, como realização de trabalhos e estudo para as avaliações. Como o estágio tem 12 (26) créditos as horas totais são 324 (2162). Estas foram também colocadas como horas de contacto, seguindo a tipologia da distribuição de tempo das unidades curriculares, que não prevê horas de trabalho em empresa.

Para a definição do plano de trabalhos na empresa deve ser tomado como referência os 2/5 da semana de trabalho, durante o período que o estagiário passar na empresa. Estes 2/5 são a proporção do peso em ECTS do estágio curricular (12) face ao total de ECTS de um semestre letivo (30).