Estágio/Projeto 1º sem (CC3051), 2025/26

Departamento de Ciência de Computadores, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

← voltar a página principal

Elaboração do relatório final

Os alunos deverão entregar um relatório final do seu trabalho mediante um formulário de entrega no Moodle (a disponibilizar).

O relatório deve descrever de forma rigorosa e detalhada as actividades efectuadas pelo aluno na empresa ou instituição de acolhimento. Espera-se uma descrição concisa, clara, direta e bem organizada do trabalho efetuado. Ao invés, não deve ser a colecção de toda a informação recolhida, a listagem completa dos programas desenvolvidos, nem um manual de utilização.

Dão-se a seguir orientações que devem ser consideradas pelos alunos e seus orientadores no que toca ao conteúdo e forma do relatório, bem como de complementos opcionais ao relatório.

Conteúdo

O relatório, escrito em português ou inglês, deverá conter as seguinte estrutura:

Regras de formatação

Os alunos devem seguir as seguintes regras de formatação:

Complementos opcionais ao relatório

Vídeo de demonstração

Muitos dos trabalhos desenvolvidos resultam em software cujo funcionamento pode ser demonstrado. Os alunos são por isso encorajados a produzir uma demonstração em vídeo. Por exemplo, o vídeo pode incluir capturas de écran e/ou câmara, textos sobrepostos sobre imagem ara destacar pontos importantes da demonstração, áudio , etc. O demonstração não substitui a descrição do trabalho no relatório mas pode complementá-la e contribuir para uma melhor avaliação do trabalho desenvolvido.

O vídeo deve:

Repositórios de código com licença “open-source” (projectos c/orientação DCC)

Especialmente para projetos (com orientação de docentes do DCC) em que é desenvolvido software que possa interessar à comunidade científica, será interessante partilhar o código desenvolvido com uma licença “open-source” num repositório de código, desde que haja permissão do orientador para tal.

Nesse caso, o repositório de código deve:

No caso de estágios, esta opção é naturalmente mais restrita por questões de propriedade intelectual. Os alunos devem ter o cuidado de não publicar código que viole a propriedade intelectual da instituição de acolhimento em qualquer repositório público, a não ser que haja uma política da instituição nesse sentido e autorização para o trabalho em causa.