[figure]

Cap. 15 Sistemas de Raciocínio Probabilístico

• Como construir sistemas de raciocínio utilizando modelos de redes e que usem incerteza de acordo com a teoria das probabilidades?

• Rede de Crença ou rede bayesiana: grafo com as seguintes características:

– Nós representam variáveis aleatórias.

– Arcos direcionados representam ligações diretas entre variáveis aleatórias.

– Cada nó tem uma tabela de prob. cond.que quantifica o efeito dos pais deste deste nó.

– O grafo não possui ciclos (DAG).

• relativamente fácil para o expert definir as relações do que definir as probs.

[figure]

Cap. 15 Sistemas de Raciocínio Probabilístico • Exemplo: alarme contra roubo.

• Alarme toca em duas situações: tentativa de roubo e terremoto.

• John e Mary são os vizinhos que avisam ao dono da casa se o alarme estiver tocando.

• John liga toda vez q o alarme toca e tb qdo o tel toca.

• Mary somente liga qdo o alarme toca, mas não ouve algumas vezes.

• Dada a evidência de quem ligou para o dono da casa, queremos descobrir a probabilidade de ter havido roubo.

Cap. 15 Sistemas de Raciocínio Probabilístico • Rede somente representa ligações diretas, causais.

• Nada é informado sobre Mary ouvir música alta ou de John confundir o tel com o alarme.

• Tabela de probabilidades condicionais:

Roubo Ter. P(Alarme | Roubo, T err)
T  T  0.950 0.050
T  F  0.950 0.050
F  T  0.290 0.710
F  F  0.001 0.999