Windows 95
Uma breve introdução
Luís Torgo
Outubro, 1997
O Ambiente de Trabalho (Desktop)
Quando inicia o Windows, a área que visualiza chama-se ambiente de trabalho (desktop). O ambiente de trbalho pode ser visto como uma espécie de secretária onde vamos poder dispor diferentes objectos de trabalho, como por exemplo documentos, pastas de documentos, calculadoras, etc. Pode personalizar o ambiente de trabalho adicionando atalhos (shortcuts) para os seus programas, documentos e impressoras preferidos, bem como alterando o aspecto do ambiente.
A Barra de Tarefas (Taskbar) e o botão Iniciar (Start)
Na parte inferior do ecrã, encontra-se a barra de tarefas. Ela contém o botão Start (Iniciar), que pode utilizar para iniciar rapidamente um programa, localizar um ficheiro, ou obter ajuda.
Quando abre um programa, documento ou janela, é apresentado um botão na barra de tarefas. Pode utilizá-lo para alternar rapidamente entre as janelas que estiverem abertas e que eventualmente estejam escondidas pelas outras.
Operações Básicas
Para iniciar um programa
1 Faça clique sobre o botão Start (Iniciar) e, em seguida, aponte para Programs (Programas).
2 Se o programa pretendido não aparecer no menu, tente alguns dos sub-menus do menu Programs.
3 Faça clique sobre o nome do programa.
Sugestões
Para terminar um programa
Para terminar um programa poderá usar a opção Exit (Sair) do menu File (Ficheiro), que praticamente todas as aplicações para Windows possuem. Poderá ainda usar o botão fechar que existe no canto superior direito das janelas em que os programas executam. Este botão tem desenhado um X.
Para encerrar o computador
Faça clique sobre o botão Start (Iniciar), sobre Shut Down (Encerrar) e, em seguida, sobre Shut down the computer (Encerrar o Computador).
Para localizar um ficheiro ou uma pasta
1 Faça clique sobre o botão Start e, em seguida, aponte para Find.
2 Faça clique sobre Files or Folders.
3 Na caixa Named, escreva todo ou parte do nome do ficheiro.
Se não souber o nome de um ficheiro ou se desejar apurar a procura, faça clique sobre o separador Date Modified ou Advanced.
Se desejar especificar o local em que o Windows deve iniciar a procura, faça clique sobre Look in.
4 Faça clique sobre Find Now.
Sugestões
Para abrir um documento que utilizou recentemente
1 Faça clique sobre o botão Start e, em seguida, aponte para Documents.
2 Faça clique sobre o documento que pretende abrir.
O Meu Computador (My Computer)
Pode utilizar o ícone My Computer (O Meu Computador) para ver rápida e facilmente os recursos existentes no computador (disco rígido, cd-rom, drive de disquetes, etc.). Faça duplo clique sobre o ícone, no ambiente de trabalho, para aceder a algum desses recursos (fazendo novamente duplo clique).
A Reciclagem (Recycle Bin)
A reciclagem é um "local" onde são colocados temporariamente os ficheiros e pastas que são removidos (apagados) das unidades de armazenamento do seu computador (discos e disquetes). A vantagem da reciclagem reside no facto de o acto de apagar um ficheiro ou pasta poder ser revertido. Isto porque esses ficheiros e pastas ao serem removidos vão parar à reciclagem, podendo o utilizador, caso o queira, voltar a recuperá-los se eles ainda lá estiverem. Isto pode não ser possível caso a reciclagem atinja o seu limite máximo de capacidade ou caso o utilizador decida efectuar a operação de esvaziar a reciclagem. Para recuperar os ficheiros basta fazer duplo clique sobre o ícone do Recycle Bin, seleccionar o ficheiro que pretende recuperar e escolher a operação Restore do menu File. Isto fará com que o ficheiro previamente apagado vá parar ao seu local original.
A Vizinhaça da Rede (Network Neighborhood)
No caso de o seu computador estar ligado numa rede de computadores a vizinhança da rede permite-lhe aceder aos recursos partilhados pelos outros computadores da rede. Para isso basta fazer duplo clique no ícone Network Neighborhood e em seguida sobre o ícone dos computadores que pretende aceder. Deverá deste modo ter acesso aos recursos partilhados por esses computadores.
Elementos principais do interface do Windows
Ícones
Os ícones são representações gráficas de objectos do interface do Windows (por exemplo uma pasta, um programa, um documento, etc.).
O Rato
O rato é um dispositivo de entrada que permite uma fácil manipulação de diversos elementos do interface gráfico do Windows. Os deslocamentos do rato têm efeito sobre um apontador (normalmente uma seta) que deverá aparecer sobre o Desktop. Os ratos possuem normalmente dois botões. O botão do lado esquerdo é o mais usado e permite seleccionar diversos objectos do interface do Windows. Por exemplo, podemos deslocar o apontador para cima de um ícone colocado no ambiente de trabalho e seleccionar esse ícone fazendo clique sobre o botão esquerdo. Caso seja bem sucedida esta operação faz mudar a côr do objecto seleccionado. Uma outra operação bastante comum é a de duplo clique sobre um objecto. Esta operação consiste em, após ter deslocado o apontador para cima do objecto em questão, carregar duas vezes sobre o botão esquerdo do rato. O duplo clique deve ser feito com suficiente rapidez de modo a não ser interpretado como dois cliques simples. Esta operação tem como efeito despoletar uma acção qualquer que esteja associada ao objecto sobre o qual se fez duplo clique. Por exemplo, fazendo duplo clique sobre um documento iremos abrir esse documento no programa que foi utilizado para o criar, podendo deste modo fazer qualquer alteração.
O botão do lado direito é menos usado e serve por exemplo para fazer aparecer o menu de atalho associado ao objecto, como veremos mais abaixo.
Janelas
As janelas são uma espécie de ecrã privado onde cada programa executa. As janelas têm um aspecto comum que inclui uma barra de título (a parte superior da janela); uma série de botões sobre o lado direito da barra de titulo para manipular o tamanho da janela; e também uns bordos que podem ser usados para definir o tamanho da janela.
Menus
Os menus servem para disponibilizar uma série de escolhas ao utilizador. A maioria dos programas para o Windows dispõem de uma barra de menus "pull-down" na parte superior da sua janela. Essa barra tem vários menus "pull-down" que podem ser activados fazendo clique sobre o seu nome na barra de menus. Deverá então aparecer por baixo do nome o menu com as respectivas opções que o utilizador pode executar (seleccionar) fazendo clique sobre elas. Algumas opções de menus são de facto nomes de outros sub-menus que são activados fazendo clique sobre esse nome. À frente dos nomes de opções que são sub-menus deverá aparecer uma espécie de seta.
Menus de atalho
Pode utilizar o botão direito do rato para fazer clique sobre qualquer item e ver um menu de atalho. Este menu contém comandos comuns que pode utilizar no item sobre o qual fez clique. Por exemplo, se fizer clique sobre o botão direito do rato, poderá optar por abrir, copiar ou eliminar o item.
Sugestão
Caixas de diálogo
Quando a execução de uma determinada operação (resultante por exemplo de uma escolha num menu), necessita de alguma informação fornecida pelo utilizador, os programas para Windows utilizam as caixas de diálogo para obter essas informações. Um exemplo disto, acontece quando se decide gravar pela primeira vez um documento que estamos a escrever num qualquer processador de texto. Nessa altura o programa irá querer saber em que pasta colocar o documento e que nome dar ao ficheiro em que o documento será armazenado.
Caixas de texto
Um dos tipos de informação frequentemente pedido ao utilizador é informação textual (por exemplo o nome para um ficheiro). Este tipo de informação é introduzido em caixas de texto, normalmente rectângulos de fundo branco. Para introduzir texto numa destas caixas basta fazer clique sobre elas. Em seguida o cursor de inserção de texto começar a piscar, o utilizador pode digitar o texto no teclado.
Botões
Quando se faz clique num botão é despoletada uma acção. Um exemplo de um botão bastante comum é o botão "ok" que normalmente aparece nas caixas de diálogo. Fazer um clique sobre ele significa que a introdução da informação está terminada.
Um outro exemplo de botão é o botão de ajuda que aparece no canto superior direito das caixas de diálogo (o botão com um ponto de interrogação). Este botão serve para obter ajuda sobre uma opção ou área da caixa de diálogo. Um clique nesse botão fará mudar o aspecto do cursor para um ponto de interrogação, devendo em seguida fazer clique sobre o item sobre o qual deseja obter ajuda. É apresentada uma janela de sobreposição que contém uma explicação do item.
Botões Fechar, Minimizar e Maximizar
Todas as janelas têm um botão Fechar (marcado com um X), no canto superior direito, sobre o qual se pode fazer clique para fechar a janela e sair do programa.
O botão Minimizar (marcado com "_") pode ser usado para fazer desaparecer uma janela. Para a fazer voltar aparecer pode fazer clique sobre o botão com o nome da aplicação que existe na barra de tarefas ao fundo do ecrã. O botão Maximizar (marcado com um desenho de uma miniatura de uma ou duas janelas) pode ser usado para maximizar uma janela (fazê-la ocupar todo o ecrã), ou para fazê-la voltar ao tamanho original.
"Radio buttons" e "check boxes"
Este tipo de botões é usado para a escolha de opções. Os "radio buttons" são usados para a escolha exclusiva de uma de entre várias opções. As "check boxes" servem para escolher várias opções, simultaneamente.
"Toolbars" e "Statusbars"
As Toolbars são usadas por diversos programas como uma forma de acelerar a execução de operações, disponibilizando uma série de botões numa barra colocada algures na janela do programa. As operações executadas fazendo clique sobre um botão de uma toolbar, estão normalmente disponíveis nos menus do programa. O objectivo das toolbars é o de tornar mais rápida a execução de operações frequentes.
As Statusbars são utilizadas para fornecer informações sobre o estado de uma determinada aplicação. Estas barras têm uma função meramente informativa.
"Scrollbars"
Certo tipo de programas disponibilizam informação que poderá não "caber" na janela do programa (por exemplo um documento extenso não pode ser visualizado na sua totalidade). Quando isto acontece aparecem sobre o lado direito e/ou em baixo das janelas umas Scrollbars que permitem, usando o rato, ver a informação que não cabe na janela do programa.
Propriedades
Quando deseja ver ou alterar informações sobre qualquer item, como um documento, pasta, unidade de disco ou impressora, pode ver as respectivas propriedades. Utilize o botão direito do rato para fazer clique sobre o item e, em seguida, faça clique sobre Properties no menu de atalho.
Explorador do Windows (Explorer)
O Explorer do Windows pode ser usado para aceder aos diversos recursos do seu computador. No entanto, é normalmente usado para aceder à hierarquia das pastas existentes no disco, disquete ou cd-rom do seu computador, bem como todos os ficheiros e pastas incluídos em cada pasta seleccionada. Esta capacidade é especialmente útil para copiar e mover ficheiros. Pode por exemplo, abrir a pasta que contém o ficheiro que pretende mover ou copiar e, em seguida, arrastá-lo para a pasta onde pretende colocá-lo.
Para localizar o Explorer do Windows, faça clique sobre o botão Start e, em seguida, aponte para Programs.
Pastas (Folders) e ficheiros (Files)
Os seus ficheiros e programas estão guardados em pastas, que pode ver em My Computer e no Explorer do Windows. Em versões anteriores do Windows e noutros sistemas operativos, estas pastas eram designadas por directórios.
Operações Básicas sobre Ficheiros e Pastas
Para copiar um ficheiro ou pasta
1 Em My Computer ou no Explorer do Windows, faça clique sobre o ficheiro ou pasta que pretende copiar.
2 No menu Edit (Editar), faça clique sobre Copy (Copiar).
3 Abra a pasta ou disco onde deseja colocar a cópia.
4 No menu Edit, faça clique sobre Paste (Colar).
Sugestão
Para mover um ficheiro ou pasta
1 Em My Computer ou no Explorer do Windows, faça clique sobre o ficheiro ou pasta que pretende mover.
2 No menu Edit (Editar), faça clique sobre Cut (Cortar).
3 Abra a pasta onde pretende colocar o ficheiro ou pasta.
4 No menu Editar, faça clique sobre Paste (Colar).
Para eliminar um ficheiro ou pasta
1 Em My Computer ou no Explorer do Windows, localize o ficheiro ou pasta que pretende eliminar.
2 Faça clique sobre o ficheiro ou pasta.
3 No menu File (Ficheiro), faça clique sobre Delete (Eliminar). Deverá aparecer uma janela com um pedido de confirmação da remoção do ficheiro ou pasta.
Sugestões
Para recuperar ficheiros ou atalhos eliminados
1 Faça duplo clique sobre o ícone Recycle Bin (Reciclagem).
2 Faça clique sobre o ficheiro ou atalho que pretende recuperar.
Para recuperar vários itens, mantenha premida a tecla CTRL enquanto faz clique sobre cada um dos itens.
3 No menu File (Ficheiro), faça clique sobre Restore (Restaurar).
Sugestão
Para copiar um ficheiro para uma disquete
1 Introduza a disquete na respectiva unidade.
2 Em My Computer ou no Explorer do Windows, faça clique sobre o ficheiro que pretende copiar.
3 No menu File (Ficheiro), aponte para Send To (Enviar Para) e, em seguida, faça clique sobre a unidade para a qual deseja copiar o ficheiro.
Para criar uma nova pasta
1 Em My Computer ou no Explorer do Windows, abra a pasta onde pretende criar uma nova pasta.
2 No menu File (Ficheiro), aponte para New (Novo) e, em seguida, faça clique sobre Folder (Pasta). A nova pasta é apresentada com um nome temporário.
3 Escreva um nome para a nova pasta e, em seguida, prima ENTER.
Para alterar o nome de um ficheiro ou pasta
1 Em My Computer ou no Explorer do Windows, faça clique sobre o ficheiro ou pasta cujo nome pretende mudar. Não necessita de o abrir.
2 No menu File (Ficheiro), faça clique sobre Rename (Mudar o Nome).
3 Escreva o novo nome e, em seguida, prima ENTER.
Sugestão
Para utilizar as funções arrastar e largar em vez de menus
1 Em My Computer ou no Explorer do Windows, localize o ficheiro ou pasta com que quer trabalhar.
2 Certifique-se de que o local para onde deseja arrastar o ficheiro ou pasta está visível.
3 Arraste o ficheiro ou pasta para o respectivo destino.
O resultado obtido depende do tipo de ficheiro que seleccionou e do respectivo destino. Por exemplo, para imprimir um ficheiro, arraste-o para o ícone da impressora.
Sugestões
Para mover um ficheiro, utilize SHIFT.
Para copiar um ficheiro, utilize CTRL.
Para criar um atalho, utilize CTRL+SHIFT.
Para colocar um atalho (Shortcut) no ambiente de trabalho
Um atalho é um objecto que permite um mais rápido acesso a um determinado objecto, que de outro modo seria mais difícil de utilizar. Por exemplo, caso usemos frequentemente um documento que está num nível bastante abaixo da hierarquia de ficheiros, poderemos considerar colocar um atalho para esse documento no nosso ambiente de trabalho, para mais rapidamente podermos chegar ao documento. O ícone associado a uma atalho possui uma pequena seta num quadrado no canto inferior esquerdo para sinalizar que se trata de uma atalho e não do objecto em si.
1 Faça clique sobre o item, por exemplo, um ficheiro, programa, pasta, impressora ou computador, para o qual deseja criar um atalho.
2 No menu File (Ficheiro), faça clique sobre Create Shortcut (Criar Atalho).
3 Arraste o atalho até ao ambiente de trabalho.
Sugestões
Para seleccionar múltiplos ficheiros e pastas
Na janela de pasta, mantenha premida a tecla CTRL e, em seguida, faça clique sobre cada item que pretende seleccionar.
Para seleccionar todos os ficheiros e pastas da janela, faça clique sobre o menu Edit (Editar) e, em seguida, sobre Select All (Seleccionar Tudo).
Para seleccionar um grupo de ficheiros que estão todos juntos, mantenha premido o botão do rato e arraste um rectângulo à volta dos ficheiros que pretende seleccionar.
Acessórios do Windows
A Calculadora
Pode utilizar a Calculadora no modo standard, para efectuar cálculos simples, ou no modo científica, para efectuar cálculos científicos e estatísticos avançados.
Utilizar o Paint para criar imagens
Pode utilizar o Paint para criar, editar e ver imagens.
Pode colar uma imagem do Paint noutro documento que tenha criado ou utilizá-la como segundo plano do seu ambiente de trabalho. Pode também utilizar o Paint para ver e editar fotografias digitalizadas.
Utilizar o WordPad para escrever e formatar documentos
O WordPad é um editor de texto para pequenos documentos. Pode formatar documentos no WordPad com vários tipos de letra e estilos de parágrafos.
Utilizar o Bloco de Notas (Notepad) para escrever e editar ficheiros de texto
Pode utilizar o Bloco de Notas para criar ou editar ficheiros de texto que não requeiram formatação e sejam mais pequenos do que 64K. O Bloco de Notas abre e guarda texto apenas no formato ASCII (só de texto). Para criar ou editar ficheiros que requeiram formatação ou sejam maiores do que 64K, utilize o WordPad.