Cadeia de Hóteis
Uma famosa cadeia de hóteis pretende planear o seu sistema de informação. Foi incumbido(a) de criar a bases de dados da empresa. Com esse propósito terá que "entregar" :
- Um diagrama de entidades e relacionamentos
- Um esquema das relações na base de dados que deverão pelo menos verificar os critérios da Forma Normal de Boyce-Codd
Em seguida, é apresentada uma lista de afirmações que visam descrever a realidade a modelar. Deverá seguir estas indicações na solução apresentada, podendo no entanto, desde que devidamente justificados, fazer pequenos desvios ou mesmo acrescentos ao cenário descrito abaixo.
- A empresa lida com clientes (descritos pelo seu nº bi, nome, morada e telefone) que frequentam os seus hóteis.
- Os clientes podem fazer reservas de quartos pertencentes a qualquer dos hóteis da cadeia.
- Os hóteis da cadeia têm um código interno, um nome, uma morada e um telefone.
- Estas reservas podem originar verdadeiras estadias nos hóteis ou serem anuladas.
- As reservas são feitas indicando o hotel em questão, tipo de quarto pretendido (single, duplo, casal, suite), as datas da estadia. Em todos os quartos excepto os singles é possível ainda pedir uma cama extra.
- Cada tipo de quarto tem um preço por noite que varia de hotel para hotel.
- Os quartos em si têm um número, bem como informação sobre a sua localização (ex. o andar no hotel).
- As estadias dos clientes têm uma data de check-in e uma data de check-out, que poderãm não ser conincidentes com a reserva feita (ou poderá mesmmo não existir qualquer reserva associada). Associados a cada estadia poderão estar outros serviços extra prestados ao cliente, como sejam: serviços de bar do quarto, serviços de lavandaria e refeições.
- Qualquer um destes serviços têm um preço e uma data/hora a que foram efectuados.
- De modo a melhor controlar a qualidade do serviço prestado cada hotel regista que empregado (nº bi, nome) efectuou os serviços de limpeza diários em cada quarto.