O conjunto de ferramentas básicas para começar a programar Haskell é constituido por:
ghci
(para desenvolvimento interativo)ghc
(para gerar código mais eficiente)Na UC de Programação Funcional vamos usar apenas o GHCi e GHC e as bibliotecas de base, mas recomendo instalarem o gestor de pacotes para instalar facilmente mais biblioteca se quiserem.
A ferramentas de Haskell podem ser instalada nos três sistema operativos comuns para computadores pessoais (Linux, MacOS e Windows) em arquitecturas Intel (também é possível em ARM mas necessita de pesquisar na internet).
Para além das ferramentas acima vai necessitar de um editor de texto para programação. É conveniente usar um editor com um modo específico para Haskell. Se não souber qual usar pode experimentar o Atom (instruções no final).
Muitas distribuições de Linux dispõem de pacote próprio; por exemplo em sistemas baseados em Debian (como o Ubuntu) basta executar
sudo apt install haskell-platform
Na distribuição Fedora:
sudo dnf install haskell-platform
Para outras distribuições consultar a página oficial: https://www.haskell.org/platform/.
Recomendo que instale o Windows Subsystem for Linux que permite correr as ferramentas de Linux diretamente sobre o Windows sem necessitar de uma máquina virtual: https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/
Pode correr o editor de texto nativamente em Windows.
Comece por instalar o Brew: https://brew.sh.
Depois execute na shell:
brew install ghc
Recomendo que usem um editor de texto pensado para programação; o Notepad ou o Gedit são suficientes para editar pequenos ficheiros de texto, mas há melhores opções para programas de computador, como o Emacs, Vim, Visual Studio Code, Atom ou Sublime Text.
Se já tiver preferência pode continuar a usar qualquer um destes editores, mas certifique-se que o configurou de forma a que os ficheiro de Haskell (extensão .hs
) são identificados como tal no editor.
Se não tem preferência, sugiro o editor Atom, disponbilizado gratuitamente para Linux, Windows e MacOS em https://atom.io/.
Depois de instalar o Atom, deve ainda instalar um package para edição Haskell seguindo estes passos: Menu Edit > Preferences > Install e digitar “language-haskell
”.
Há vários outros packages para Haskell que não só não são necessários como são mesmo desaconselhados para a UC de Programação Funcional pois obrigam a instalar outras componentes como stack ou cabal para gestão de projetos.
Pode testar a instalação com um programa “Olá mundo” em Haskell. Crie um ficheiro exemplo.hs
com o seguinte conteúdo:
Para compilar e executar o programa pode usar os seguintes comandos na shell:
$ ghc exemplo.hs
$ ./exemplo
Pedro Vasconcelos, 2022.