Estruturas de Dados 2019/2020 (CC1007) - DCC/FCUP


Modo de Funcionamento (desde 14 de Março)
(atualizado a 10 de Maio com as condições de avaliação final)


TL;DR (too long, didn't read)


Recursos Principais:


Horários de Dúvidas (com docentes online)

Para o esclarecimento de dúvidas "live" (usando o Slack), os horários são os que já existiam nesta unidade curricular (sendo que as teóricas funcionam no horário das 11:00 às 12:00 (e o turno das 12:00 às 13:00 fica para modelos de computação).

Horas Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
09:00-10:00 PL2 (P. Sousa) PL8 (J. Resende) PL10 (P. Sousa) PL3 (J. Resende) PL9 (J. Barbosa)   PL7 (J. Barbosa) PL1 (P. Ribeiro)
10:00-11:00  
11:00-12:00   Teórica (P. Ribeiro)   PL6 (J. Vinagre) Teórica (P. Ribeiro)
12:00-13:00        
13:00-14:00          
14:00-15:00       PL4 (J. Vinagre)  
15:00-16:00        

Slack (registo) Esclarecimento de dúvidas "live"

Durante a hora marcada do vosso horário, devem entrar no Slack de Estruturas de Dados (usem como nome "(NumMecanográfico) Nome Apelido" (ex: "(201909742) Marcelo Sousa") e terão o docente respetivo online para esclarecer qualquer dúvida que tenham (e podem inclusive aparecer em sessões de perguntas e respostas que não sejam de uma das vossas turmas). Devem entrar no canal da turma correspondente a esse horário.

O Slack funciona como um sistema de chat, onde podem comunicar em tempo real com o docente escrevendo texto. É possível escrever em canais gerais (onde todos vêem) ou entrar em contacto mais privado com o docente. É também possível anexar coisas como código e se necessário poderemos também estabelecer ligação de audio e/ou partilha de ecrão com um aluno.

Podem e devem trabalhar fora do horário das aulas, e devem interpretar o horário das aulas como sendo "horas de contacto", ou seja, onde podem tirar "em tempo real" as dúvidas que tenham surgido.


Aulas Teóricas

Para dar suporte ao que anteriormente eram as aulas teóricas presenciais:

YouTube - Listagem de todos os vídeos disponíveis

Mooshak - Submissão de quizzes


Aulas Práticas

Para dar suporte ao que anteriormente eram as aulas práticas presenciais:

Mooshak - Submissão de código para os problemas propostos


Esclarecimento de dúvidas fora do horário das aulas

Para além do Slack, continuaremos a usar o fórum do Piazza para poderem fazer perguntas e receberem respostas. Relembro que podem ver as perguntas uns dos outros e qualquer docente (ou aluno) pode dar respostas, pelo que é uma ferramenta muito interessa e que se for bem usada é benéfica para todos.

Piazza (registo) Fórum para perguntas e dúvidas


Avaliação

Foi-nos dada autonomia pedagógica para reformular a avaliação em face da nova situação. A página de avaliação foi atualizada (podem ver lá os pormenores), tal como a ficha no Sigarra (pode estar ainda em validação pelos diretores de curso). Resumindo:


Nota final e mensagem para os alunos
(escrita a 14 de Março)

Estamos perante uma situação nova que afeta toda a sociedade de uma forma global. A evolução é muito dinâmica, rápida e imprevisível. Eu sei que toda esta situação e suspensão das aulas presenciais vai alterar todos os vossos normais padrões de atuação. Sei que, de forma completamente compreensível, têm muitas dúvidas. Também eu as tenho e também eu vi a rotina pessoal e familiar ser brutalmente alterada (ainda para mais tendo dois filhos). Esta página oferece as minhas melhores respostas atuais a tudo o que concerne a esta unidade curricular, na certeza de que juntos poderemos fazer isto funcionar e continuar com todo o processo de aprendizagem.

Como costumo dizer nas teóricas, foquem-se em aprender (e o efeito secundário será também serem aprovados), e não em perceber como serem aprovados (com eventual efeito secundário de também aprenderem). Se conseguirem ter esse espírito, tudo será mais fácil. É muito importante que continuem empenhados em aprender e que continuem ativamente a frequentar o curso onde estão e as cadeiras a que estão inscritos.

Espero que todos possamos ter a necessária paciência e que tenhamos respeito uns pelos outros enquanto enfrentamos, juntos, este extraordinário desafio.

      Pedro Ribeiro