[ED088] Jogo da Vida


O problema

O Jogo da Vida (Game of Life ou Life) é um autómato celular proposto em 1970 pelo matemático britânico John Horton Connway. Na realidade, trata-se de uma simulação e não de um jogo com jogadores. Desenvolve-se numa grelha infinita, na qual cada célula pode estar ocupada por um organismo ou não. Células ocupadas dizem-se que estão vivas e as não ocupadas dizem-se mortas. Em cada geração as células que estão vivas mudam o seu estado em função do número de células vizinhas que estão vivas de acordo com as seguintes regras:

As figuras seguintes ilustram dois estados consecutivos de uma configuração do jogo da vida.

Neste problema vamos considerar que a grelha é finita e que as células que a envolvem estão sempre mortas.

Input

A primeira linha contém três inteiros positivos: o número de linhas L e de colunas C que determinam a dimensão da grelha do jogo e o número de iterações I que deverá realizar.

Seguem-se L linhas de caracteres a representar o estado actual do jogo. As células mortas estão representadas por '.' e as vivas por 'O'.

Output

Deve imprimir o estado do jogo ao fim de I iterações, isto é, imprimir a matriz que representa a grelha do jogo com as células mortas marcadas com '.' e as células vivas com 'O'.

Exemplo de input/output

InputOutput
5 5 5
.....
.....
.OOO.
.....
.....
.....
..O..
..O..
..O..
.....

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