Aulas Práticas

Aula 1: 26.09.2013 / 30.09.2013

Os Modelos ER e EER
A FCUP pretende construir uma base de dados de apoio à gestão das notas nos exames. A base de dados deve guardar informação relativa aos alunos, como sejam, o número do BI, o nome, o sexo, a morada (decomposta em localidade, rua e número), os telefones de contacto, os cursos em que está inscrito, os exames que já realizou em cada curso e as respetivas notas e a média de cada curso. Sempre que um aluno se inscreve num determinado curso é-lhe atribuído um número mecanográfico diferente, ou seja, um aluno pode ter vários números mecanográficos que correspondem a diferentes cursos de licenciatura, mestrado e/ou doutoramento.

A base de dados deve também guardar informação relativa aos cursos, como sejam, o nome, o grau (licenciatura, mestrado ou doutoramento) e o conjunto de disciplinas do curso. Uma disciplina pode ser lecionada a vários cursos. Para as disciplinas deve ser guardado o código e o nome da disciplina, bem como as datas (decompostas em dia e hora de início) dos exames realizados à disciplina.

Aula 2: 03.10.2013 / 07.10.2013

Os Modelos ER e EER
As lojas FNAQUE pretendem construir uma base de dados para guardar informação sobre o sistema de pontos dos clientes. Os clientes acumulam pontos à medida que vão fazendo compras e sempre que atingem uma determinada pontuação podem trocar os seus pontos por vales de compras. A base de dados deve guardar a seguinte informação sobre os clientes: o nome, o endereço, o número de contribuinte, o número de cliente, os pontos atuais e as compras efetuadas. Os clientes podem ser pessoas ou empresas. No caso de pessoas deve ser ainda guardado o BI e os telefones de contacto. No caso de empresas deve ser ainda guardado o ramo de atividade e os telefones de contacto da empresa.

A base de dados deve também guardar informação relativa às compras de cada cliente, como sejam, o valor e a data (decomposta em dia e hora) da compra, os artigos adquiridos e o número de pontos obtidos na compra. Para além de obterem pontos ao comprarem determinados artigos, os clientes obtêm 3 pontos por cada dia que fizerem compras (se fizerem duas ou mais compras num mesmo dia só obtêm 3 pontos). Para os artigos deve ser guardada a seguinte informação: o código do artigo, a descrição, o preço unitário e os pontos que este dá (pode não dar nenhum). Os preços e os pontos de cada artigo podem variar ao longo do tempo. A informação relativa à troca de pontos por vales de compras por parte dos clientes deve ficar igualmente registada na base de dados (a relação entre o valor do vale e o número de pontos necessários para fazer a troca pode variar ao longo do tempo). Os vales, para além de poderem ser trocados por pontos, também podem ser comprados como qualquer outro artigo.

Aula 3: 10.10.2013 / 14.10.2013

O Modelo Relacional

Aula 4: 17.10.2013 / 21.10.2013

Os Modelos ER e EER / O Modelo Relacional
A empresa de aluguer de DVDs PIPOCAS EM CASA pretende criar uma base de dados para suportar a sua atividade. A base de dados deve guardar informação relativa às lojas da PIPOCAS EM CASA, que presentemente são apenas duas, mas que poderão vir a ser mais. Para cada loja deve guardar-se um número identificador de loja, o seu gerente, a morada postal da loja (decomposta em primeira linha de morada, segunda linha de morada, código postal, cidade, distrito e país) e o telefone. A base de dados deve guardar também informação relativa aos funcionários, que neste momento são apenas dois, um em cada loja, da qual são os gerentes, mas que poderão também vir a ser mais. Para cada funcionário deve guardar-se o seu número de identificação, o seu nome, o seu apelido, a morada postal (decomposta em primeira linha de morada, segunda linha de morada, código postal, cidade, distrito e país), a sua fotografia, o seu telefone, a loja em que trabalha e o seu estado (que pode ser 1 para activo ou 0 para inactivo).

A base de dados deve guardar informação relativa aos filmes, como sejam um número identificador do filme, o seu título, uma descrição do filme, a duração do aluguer a que está sujeito, a tarifa de aluguer, o custo em caso de perda, a duração do filme e o seu rating (que pode ser G, PG, PG-13, R ou NC-17). Deve guardar também informação relativa aos atores, como sejam um número identificador do ator, o seu nome e o seu apelido. A base de dados deve registar ainda que atores entram em que filmes. Os filmes pertencem a uma determinada categoria e cada categoria tem um número identificador e um nome.

A base de dados deve guardar ainda informação relativa aos clientes, como sejam um número identificador de cliente, a loja onde fez a inscrição, o seu nome, o seu apelido, a morada postal (decomposta em primeira linha de morada, segunda linha de morada, código postal, cidade, distrito e país), o número de telefone e o seu estado (que pode ser 1 para activo ou 0 para inactivo). A base de dados deve guardar também informação relativa ao inventário (i.e., o conjunto de DVDs que existem nas várias lojas), como sejam o número identificador de cada DVD, o filme que reproduzem, e a loja a que pertencem atualmente. Devem ficar ainda registados todos os alugueres que são feitos, guardando-se a data/hora do aluguer, o DVD alugado, o cliente que o alugou, a data de devolução, bem como qual o empregado que processou o aluguer. Devem guardar-se também todos os pagamentos efetuados por clientes, guardando-se o número identificador do pagamento, quem efetua e quem recebe o pagamento, a quantia e a data/hora do pagamento.

Aula 5: 24.10.2013 / 28.10.2013

A Linguagem SQL
Tendo por referência o modelo relacional obtido para a base de dados DVDs PIPOCAS EM CASA, implemente a respetiva base de dados em SQL criando as tabelas necessárias, indicando as chave primárias e externas e escolhendo os tipos de dados apropriados para cada atributo. Em seguida, carregue as diferentes tabelas com alguns dados. Para isso utilize o sistema de gestão de base de dados MySQL que se encontra disponível nas máquinas dos laboratórios (clique aqui para consultar a documentação respetiva).

Seguem-se alguns comandos básicos de utilização do MySQL:

Aula 6: 31.10.2013 / 04.11.2013

A Linguagem SQL
Faça download do seguinte ficheiro e execute o comando 'mysql -u guest guest < dvd.sql' para carregar uma versão inicial da base de dados DVDs PIPOCAS EM CASA. Em seguida, crie consultas SQL (veja aqui o modelo relacional da base de dados) para responder às seguintes questões sobre a base de dados DVDs PIPOCAS EM CASA.

Aula 7: 07.11.2013 / 11.11.2013

A Linguagem SQL
Crie consultas SQL para responder às seguintes questões sobre a base de dados DVDs PIPOCAS EM CASA.

Aula 8: 14.11.2013 / 18.11.2013

A Linguagem SQL
Crie consultas SQL para responder às seguintes questões sobre a base de dados DVDs PIPOCAS EM CASA.

Aula 9: 21.11.2013 / 25.11.2013

Treino Submissão SQL
Crie consultas SQL para responder às seguintes questões sobre a base de dados DVDs PIPOCAS EM CASA.
Para avaliar as suas respostas utilize o comando 'avaliabd NumAula NumPerg RespostaEntreAspas'.

Aula 10: 28.11.2013 / 02.12.2013

Submissão SQL

Aula 11: 05.12.2013 / 09.12.2013

Normalização

Aula 12: 12.12.2013 / 16.12.2013

Organização Física dos Dados