Informática para Engenharia das Ciências
Agrárias
Exercícios Práticos:
Excel
Ano Lectivo de 1999/2000
- Seleccione o intervalo de células A1:B3. Mantendo o intervalo
seleccionado, insira os dados tal como apresentados na figura que se
segue.

- Descreva o que aconteceu ao escrever o J na célula A3?
- Para onde foi o cursor depois de carregar em ENTER na célula A3?
Para onde teria seguido o cursor caso não estivesse
seleccionado um intervalo? Será que existe alguma vantagem em
seleccionar a área onde se pretende inserir dados?
- O que aconteceu ao nome José António
depois de inserir Mau na
célula B1?
- Altere a largura da coluna A para que o nome José António
fique completamente visível. Será que pode fazer com que
o Excel ajuste automaticamente a largura da coluna?
- Depois de introduzir os dados atrás referidos, percebeu
que queria inserir os rótulos Nome e Classificação
respectivamente nas primeiras células das colunas A e B.
Descreva duas formas de resolver o problema sem eliminar os dados
previamente introduzidos.
- Mude o nome da folha de cálculo para Classificações e
guarde o livro com o nome PráticaExcel.xls.
- Formate a célula A1 (agora com o rótulo Nome) com tamanho de letra 12,
negrito e alinhada ao centro. Use o Pincel de formatação para formatar a
célula B1 tal como a célula A1.
- Como deveria proceder para copiar a tabela para um outro local da
folha de cálculo? E para uma folha de cálculo
diferente?
- Considere a seguinte tabela:

- Utilizando o preenchimento automático do Excel, qual é
o número mínimo de células que precisa de
preencher em cada coluna de forma a obter a tabela apresentada.
- Será que se substituirmos na célula B1 Seg por Segunda obtemos o mesmo efeito
por parte do preenchimento automático? E se for por Segunda-feira?
Porquê?
- Utilize o menu <Editar> seguido das opções
<Preencher> e <Série...> para construir automaticamente
uma série do tipo 2n (2; 4; 8; 16; 32; 64;
...).
- Depois de obter a série da alínea anterior,
insira o seguinte comentário na primeira célula da
série (célula com o valor 2): Série de crescimento
2n.
- Na disciplina Aprender a Aprender a
avaliação dos alunos dividiu-se por dois trabalhos
práticos e por um exame final.

- Insira os dados apresentados na figura e complete-os de
forma a obter a classificação final de cada aluno na
coluna E. A linha 8 representa a percentagem que cada
avaliação tem no peso da classificação
final dos alunos. Note que qualquer alteração a estas
percentagens deverá reflectir-se automaticamente no valor das
classificações finais.
- Acrescente um mecanismo de validação de dados com
aviso de erro que evite a introdução de valores
inferiores a 0 e superiores a 20 no intervalo B2:E6.
- Destaque com cor de preenchimento encarnada as
classificações finais inferiores a 10 e com cor azul a
classificação mais elevada.
- Introduza na célula E8 uma fórmula que represente a
soma das percentagens. Condicione o formato da célula de modo a
realçar o caso em que o seu valor não seja 100%.
- Crie uma folha de cálculo idêntica à figura que se
segue.

- Complete a coluna C supondo que cada jogador tem apenas
os dois nomes apresentados.
- Preencha as colunas E e F tendo em conta respectivamente os impostos
designados pelos valores das células E1 e F1.
- Preencha a coluna G segundo a fórmula:
- Vencimento Líquido = Vencimento - Imposto 13% - Imposto
25%
- Elimine o conteúdo do intervalo E3:F8. Insira uma
fórmula na célula E3 de modo a que a sua cópia
para as restantes células do intervalo E3:F8 garanta a
correcção dos valores dos impostos tal como descrito
anteriormente.
- Introduza um mecanismo de validação de dados por lista
que apenas permita a selecção das hipóteses 10%,
11%, 12% e 13% na célula E1 e das hipóteses 20%, 25% e
30% na célula F1.
- Usando como referência a figura que se segue, crie uma tabela
idêntica e utilize sempre que possível o pincel de
formatação e o preenchimento automático para
economizar tempo.

- Sem utilizar fórmulas, preencha a coluna Qnt Compras sabendo que a
quantidade de café e de chá foi de 100 e 60 Kgs
respectivamente para o mês de Janeiro, e que para os restantes
meses foi igual à quantidade de vendas do produto no mês
anterior.
- Preencha a coluna Preço Unitário
sabendo que o preço por kg do café foi de 97$ em Janeiro
e subiu 5% em cada mês e que o preço por kg do chá
foi de 43$ em Janeiro e teve uma subida de 3% em cada mês.
Arredonde o preço por Kg de modo a desprezar as casas
decimais.
- Preencha as margens de lucro por mês (linha 31) usando a
seguinte fórmula:
- Margem = 23% + 2% * número do mês
- Preencha a coluna
Despesas tendo em conta a
seguinte fórmula:
- Despesas = ( Preço Unitário * IVA ) * Qnt
Compras
- Preencha a coluna PVP
s/Iva de modo a que esta seja igual ao preço de compra do
produto acrescido da margem de lucro relativa ao mês em
causa.
- Complete as colunas PVP, Receitas e Lucro de modo
análogo.
- Complete a linha 27, usando os seguintes
critérios:
- Colunas D e G: total das quantidades compradas e vendidas
respectivamente.
- Colunas E, H e I: valor médio dos preços a que os
produtos foram comprados e vendidos.
- Colunas F e J: total de despesas e receitas
respectivamente.
- Coluna K: total do lucro obtido (está célula
deverá ser realçada com uma cor forte).
- Complete a linha 35, usando os seguintes
critérios:
- Colunas C, D e E: resumo das compras, vendas e lucro do produto
Café.
- Colunas G, H e I: resumo das compras, vendas e lucro do produto
Chá.
- Colunas K e L: data e hora correntes respectivamente.
- Responda às seguintes questões tendo por base a tabela
construída no exercício anterior.
- Usando filtros e a ferramenta de
cálculo automático obtenha
os seguintes dados:
- Qual dos funcionários é que obteve maior
lucro?
- Quantos kg de café é que cada funcionário
vendeu?
- Em quantos meses é que as receitas do chá
ultrapassaram os 3.000$?
- Crie uma tabela dinâmica que
permita observar para cada funcionário os totais das
quantidades de compra, de venda e dos lucros dos dois produtos
existentes.
- Actualize a tabela de modo a que o Preço Unitário
de cada produto seja constante ao longo do ano (97$ para o café
e 76$ para o chá). Obtenha um resumo da soma dos subtotais das
despesas, receitas e do lucro para cada funcionário e para cada
produto (para cada subtotal de um funcionário subdivida em
subtotais para cada produto).
- Crie um gráfico que lhe pareça adequado para dar
ênfase à relação entre a quantidade de kgs
comprados e a quantidade de kgs vendidos ao longo dos meses para o
produto café. Personalize o gráfico adicionando legendas
e títulos.
- Tire partido das ferramentas de simulação de dados para
responder às seguintes questões.
- Considere a função F(y) =
4y4+5y3+3y+60. Calcule y tal que F(y) seja igual
a 3200.
- Considere a tabela que se segue.

Crie os cenários a seguir apresentados e sumarie os
resultados do conjunto de cenários.
Cenário |
Optimista |
Realista |
Pessimista |
Vendas |
500.000 unidades |
400.000 unidades |
300.000 unidades |
- Certa empresa possui 3 fábricas e 3 armazéns dispersos
geometricamente pelo país. As fábricas F1, F2 e F3 podem
atingir uma produção máxima mensal
respectivamente de 100, 50 e 120 unidades. Os armazéns A1, A2 e
A3 têm uma necessidade mínima mensal respectivamente de
120, 60 e 70 unidades. O quadro que se segue indica os custos
unitários de transporte entre as fábricas e os
armazéns.
Custos de Transporte |
A1 |
A2 |
A3 |
F1 |
4 |
1 |
2 |
F2 |
2 |
4 |
3 |
F3 |
3 |
2 |
1 |
Determine as quantidades que devem ser fornecidas por cada
fábrica a cada armazém para que o custo total do
transporte seja mínimo.
Última Actualização: 3 de Novembro de 1999