Configuração do emulador GNS3


O GNS3 é uma aplicação gráfica para a emulação de redes de routers Cisco que utilizaremos nas aulas de Administração de Redes.

Para configurar os routers vai necessitar do programa telnet. Se não estiver instalado, instale-o usando o comando yum install telnet.

Deve agora configurar o emulador GNS3 usando os seguintes passos:

  1. Fazer download do ficheiro firmware.zip
  2. Extrair o ficheiro C7200-JS.BIN contido no firmware.zip usando unzip firmware.zip (ver nota abaixo).
  3. Abrir o gns3
  4. Ir ao menu Edit->IOS images and hypervisors e configurar o campo "Image file" com o caminho para o ficheiro C7200-JS.BIN e o campo "IDLE PC" com 0x606fcd68 e gravar as alterações.
  5. Ir ao menu Edit->Preferences e seleccionar a opção "Dynamips" à esquerda; configurar o campo "Executable path" com o caminho completo para executável do dynamips (a versão actualmente instalada está em /usr/local/bin/dynamips.bin) e o campo "Working directory" para um directório previamente criado (e.g., /root/GNS3/Working) onde vão ficar ficheiros temporários de trabalho; verifique que ficou a funcionar usando o botão "Test".
  6. Ir ao menu Edit->Preferences e seleccionar a opção "General" à esquerda; seleccionar o separador "Terminal Settings"; na caixa "Terminal Command" substituir xterm -T ... por lxterminal -t ...
NOTAS:
  1. Para que o GNS3 possa criar interfaces dinamicamente (e.g., tap0), é necessário ter permissões, o que se consegue correndo-o como root. Se não conseguir fazê-lo, experimente:
    1. Configurar a variável DISPLAY (e.g., DISPLAY=:0 gns3 &)
    2. Desactivar o controlo de acesso no X correndo o comando xhost + numa shell do utilizador normal (com o qual fez login).
  2. Para compatibilidade com os ficheiros .net que irei fornecer, sugiro que criem os directórios /root/GNS3/Working e /root/GNS3/Images e que coloquem o ficheiro C7200-JS.BIN neste último.