Ligação da rede emulada ao PC e ao mundo exterior


Uma rede emulada no GNS3 não é uma caixa fechada: é possível interligá-la com o PC em que está a correr (para ser utilizado como terminal, por exemplo) e até com máquinas exteriores, utilizando uma das placas de rede do PC como porta de entrada e saída para o mundo exterior.

NOTA: Para se poder ligar ao PC ou ao exterior, o emulador precisa de ter permissões; a maneira mais fácil de o garantir é correr o emulador como root.

Ligação ao exterior

Para utilizar uma das placas de rede do PC onde corre a emulação como se fosse uma porta de um router emulado deve começar por se criar uma nuvem. Na configuração da nuvem deve seleccionar-se o separador "NIO Ethernet", escolher "ethX" (em que X é o número da interface eth que se pretende utilizar) em "Linux Ethernet NIO" e clicar "Add". Quando se criar uma ligação entre um router e essa nuvem, ela vai funcionar como a porta do router a que está ligada, devendo essa porta configurar-se em conformidade.

Ligação ao PC

A ligação ao PC onde corre a emulação permite utilizá-lo como parte da rede emulada (tipicamente como terminal). Tal como no caso anterior, deve começar por se criar uma nuvem. Na configuração da nuvem deve seleccionar-se o separador "NIO TAP", escolher uma interface "tapX" (normalmente tap0) e clicar no botão "Add". De seguida, deve abrir-se uma shell e configurar a interface criada. Quando se ligar um router à nuvem, a interface do router vai ficar ligada à interface virtual "tapX" do PC. NOTA: A interface tap0 no PC configura-se normalmente com o comando ifconfig. Uma vez que a interface é criada no arranque da simulação, deve configurá-la apenas depois desse arranque.

Ligação a uma rede virtual vazia

É também possível configurar uma nuvem como uma rede virtual sem outros nós (útil apenas para ter mais redes interligadas). Para tal, na configuração da nuvem deve seleccionar-se o separador "NIO NULL", escolher um identificador para a rede e clicar no botão "Add".