Identificação de interfaces de rede


Para identificar as interfaces de rede (correspondência entre nome da interface e porta física/placa de rede) no Linux pode usar um dos seguintes métodos:
  1. Usando o comando ip monitor link e ligando sequencialmente cada uma das interfaces a um switch para ver o nome da interface em que é detectada a alteração. Actualmente, esta é a forma mais simples e fiável de identificar interfaces de rede em Linux.
  2. Usando o comando ethtool -p <interface>, que põe a piscar o led da placa correspondente (apenas suportado em algumas placas de rede).
  3. Ligar uma extremidade dum cabo a um switch e a outra a cada uma das interfaces do PC, sequencialmente, e usando o comando ethtool <interface> | grep 'Link detected' para verificar se há sinal. Se detectar sinal, a interface especificada é a que tem o cabo ligado.
  4. Idem, verificando a existência de sinal com ifplugstatus.
  5. Activar administrativamente a interface com ifconfig <interface> up e depois usar um procedimento idêntico ao anterior verificando a existência de sinal com o comando cat /sys/class/net/<interface>/operstate.
  6. Usar um dos seguintes comandos e ligar sequencialmente cada uma das interfaces a um switch; quando ligar a interface seleccionada, o evento será detectado.
    1. mii-tool -w <interface> (NOTA: o comando mii-tool está obsoleto e poderá deixar de ser suportado.)
    2. mii-diag -w <interface>
    3. mii-diag --monitor <interface>