Trabalho 2 - Encaminhamento dinâmico


Notas prévias

  1. Leitura obrigatória: capítulos 5, 6 e 8 do livro Routing TCP/IP, vol. 1, 2nd ed..
  2. Sumário de comandos relativos ao encaminhamento dinâmico com RIP e OSPF disponível aqui.
  3. Neste trabalho vamos utilizar o emulador de rede GNS3.

Objectivo

No emulador de rede GNS3 dentro da VM a correr no sistema de virtualização deve configurar a rede da seguinte figura segundo as indicações dadas abaixo:

Rede Trabalho 2

Notas

Questões/Traces/Análise

  1. Faça um traceroute (comando trace no VPCS) do terminal 1 para o terminal 2. Corte a ligação entre R6 e R7 (apenas para esta pergunta) de modo a que o percurso dos pacotes seja desviado para atravessar R8 e R9 e repita o traceroute. (2×outRes)
    1. Em R6, corra o comando show ip ospf database. (outRes)
    2. Com base no resultado da alínea anterior e no conhecimento que tem do OSPF, justifique a impossibilidade de fazer a alteração pedida. (texRes)
    Reponha a ligação entre R6 (F1/1) e R7 (F1/0).
  2. Pare o router R7 e espere uns minutos. Depois vá ao router R8 e active o debugging de adjacências usando o comando debug ip ospf adj. Inicie uma captura de pacotes na ligação entre R6 e R8 e pare o router R9 por uns minutos.
    1. Diga o que aconteceu em R8 ao estado do vizinho R9 e qual foi o evento que ocorreu nesse instante e desencadeou essa mudança (texRes)
    2. Explique detalhadamente cada um dos LSA enviados por R8 a R6. (capRes + texRes)
      NOTA: Pode parar agora a captura.
    3. Comece agora uma captura na ligação entre R8 e R9. Inicie R9 e capture a mensagem que permite a este router saber que tem comunicação bidireccional (two-way) com R8. Justifique a escolha dessa mensagem (capRes + texRes).
    4. Continue a captura da alínea anterior até o encaminhamento OSPF estabilizar. Analise todos os anúncios (LSA) contidos em todas as mensagens LS Update trocadas entre R8 e R9. Que tipos de anúncio encontrou? Para que serve cada um desses tipos? (texRes)
    5. Para cada um dos tipos identificados na alínea anterior, diga o que contêm (significado) os campos Link State ID e Advertising Router e identifique e diga o que contêm (significado) outros campos importantes (para a construção do grafo da rede) desse tipo específico, exemplificando com LSA concretos. (texRes)
    6. Procure o último anúncio do tipo Router LSA originado pelo router R8. Para cada uma das ligações identificadas nesse anúncio, indique o respectivo tipo, bem como os valores dos campos ID e Data e o seu significado. (texRes)
    7. Volte a iniciar R7 e aguarde até o encaminhamento estabilizar. Que notificações (LSA) foram enviadas por R8 a R9? Indique a finalidade de cada uma dessas notificações. (texRes)
  3. Corra o comando show ip ospf interface <itf> na interfaces de R3, R4, R5 e R6 ligadas à sub-rede 192.168.100.0.
    1. Para cada um dos routers indicados, diga quantas adjacências tem e relacione esse número com o papel desempenhado pelo router na rede de acesso múltiplo. (texRes)
    2. Para que serve o Designated Router no OSPF? (texRes)
    3. Usando o comando show ip ospf database em R6, descubra os Network Link States existentes nas áreas 1 e 2. Relacione esses Network Link States com as ligações a que correspondem, o respectivo tipo, e se nesse tipo de ligação existe ou não um Designated Router. (texRes)
  4. Em R6, corra o comando show ip ospf database router 0.0.0.6.
    1. Identifique as ligações que R6 anuncia em cada uma das áreas. (texRes)
    2. Compare as ligações que R6 anuncia nas áreas 1 e 2 e relacione-as com o tipo da ligação que R6 tem em cada uma dessas áreas. (texRes)
  5. Inicie capturas nas interfaces 172.20.1.2 e 172.20.1.5 de R7.
    1. Faça um ping do terminal 2 para a interface 172.17.0.1 de R9. Diga qual é o caminho seguido pelos pacotes ICMP echo request e echo reply e explique porquê. (2×capRes + texRes).
    2. Tente alterar em R9 o custo da interface 172.20.1.6 de modo a que o percurso do echo reply seja o inverso do do echo request. Se conseguiu, diga como; se não conseguiu, explique porquê (texRes).
      NOTA: Para perceber melhor a diferença entre o que se passa nesta pergunta e na pergunta 1, pode experimentar também cortar a ligação entre R9 e R7 (não se esqueça de a repor depois).
  6. Capture algumas mensagens RIP trocadas entre R1 e R2 (capRes). Para que endereço IP são enviadas? Explique a vantagem de usar esse endereço em vez do endereço de broadcast (texRes).
  7. Active o debugging do protocolo RIP em R2. Capture as mensagens na respectiva consola durante o tempo suficiente para ele enviar updates nas interfaces F1/1 e F2/0. (outRes)
    1. Que diferenças encontra entre as mensagens enviadas numa e noutra interface? (texRes)
    2. Como se chama e para que serve o mecanismo observado na alínea anterior? (texRes)
  8. Pare todos os routers e arranque de novo apenas os routers R1, R2 e R3. Desactive o split-horizon em todas as interfaces RIP activas desses routers. Desactive a importação de rotas para o RIP em R3. (confRes)
    1. Active o debugging do protocolo RIP em R2. Pare o router R3 e espere alguns minutos. Que evolução verifica nos anúncios enviados por R2 na interface F1/1 desde antes de ter parado R3 até vários minutos depois? Mostre no trace apenas um exemplo de cada, devidamente identificado. (outRes + texRes)
    2. Em que consiste e para que serve o mecanismo de route poisoning? (texRes)
    3. Para que servem os temporizadores invalid timer, holddown timer e flush timer? Explique por palavras suas. (texRes)
  9. Reinicie R3 e deixe o encaminhamento convergir. Faça um ping do terminal 1 para R3. Altere a configuração do RIP em R1, R2 e R3 para usar a versão 1 do protocolo. Espere um tempo pelo menos igual ao flush timer e repita o ping. (2×outRes). Explique o sucedido. (texRes)
    NOTA: Para ajudar a perceber o que se passa pode fazer uma captura na interface F1/1 de R3 e/ou usar o debugging do protocolo RIP em R2.